Prefeitura e governo preparam protocolo único para retomada, diz Neto

coronavírus
29.06.2020, 11:53:00
Atualizado: 29.06.2020, 12:59:44
(Gilvan Santos/CORREIO)

Prefeitura e governo preparam protocolo único para retomada, diz Neto

Critérios para retomada de cada atividade devem ser apresentados amanhã

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

ACM Neto afirmou que um protocolo conjunto entre prefeitura e governo do estado pode ser apresentado nesta terça-feira (30), data em que vários decretos sobre fechamento de atividades expiram. Ele tem uma coletiva marcada para amanhã para anunciar o que deve continuar fechado e o que poderá ter uma retomada. Talvez Rui Costa esteja presente, se o protocolo comum for concluído.

Esse protoclo deve ser bastante detalhado e específico para cada área. "Quais são as fases de retomada, quais são os critérios e quais são as atividades que estarão inseridas", diz, explicando como será. "A ideia é que cada atividade esteja vinculada a indicadores que se alcançados permitem a inserção daquela atividade, portanto a retomada daquela atividade", diz.

Leia também: Quem tem coragem de voltar às aulas?

Neto diz que prefeitura e governo do estado já tinham planos prontos, separadamente, mas ele conversou com o governador e quer fazer um protocolo conjunto.

"Na semana passada, solicitei ao governador uma reunião virtual, como tem acontecido. Conversamos eu, ele e os secretários de Saúde, Fábio Villas Boas e Leonardo Prates. Não só fizemos uma avaliação do quadro, com os números, principais informações a respeito da pandemia, mas também eu sugeri que nós pudéssemos ao longo do final de semana trabalhar para tentarmos construir um protocolo comum a partir de agora, que trouxesse essa perspectiva de retomada das atividades e que fosse um protocolo único do estado e município", explicou Neto. 

O plano da prefeitura era comandado pelo secretário da Casal Civil Luíz Carreirz e o do governo pelo secretário Walter Pinheiro. "Sábado e domingo foram dois dias de muitas conversas, muitos encontros", diz. "Na maior parte do Brasil, cada um tem o seu. Governo tem o seu e as prefeituras têm as suas. A nossa tentativa aqui é unificar".

A ideia é que essa proposta comum seja consolidade até o final de hoje para que amanhã seja divulgada. Ele disse que um protocolo conjunto iria facilitar a vida de todos. "Facilitar a vida do cidadão comum que tem que se preparar para saber o que pode e o que não pode, quando vai poder e não vai poder. São muitas regras. Para cada setor, vamos ter protocolos específicos, detalhados, que vão exigir acompanhamento e fiscalização", diz. 

Também amanhã Neto deve anunciar que bairros continuarão com medidas restritivas, pois todos os decretos vencem nesta terça, exceto em São Marcos, onde se encerrou, e Pau da Lima, que começou no domingo (28). 


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/chico-kertesz-e-o-cara-das-lives/
Conhecido como diretor de clipes, Chico é também realizador de lives de Ivete, Bell e Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/intolerancia-religiosa-busto-de-mae-gilda-e-alvo-de-vandalismo-pela-2a-vez/
Criminoso, que acabou preso, disse que ataque em Itapuã foi a mando de Deus. 'Que Deus é esse?', questiona Mãe Jaciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/flamengo-volta-a-bater-o-fluminense-e-conquista-36o-titulo-do-cariocao/
Vitinho marcou nos acréscimos no Maracanã de arquibancadas vazias; provocação de Michael quase deu em briga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/flamengo-x-fluminense-assista-a-decisao-do-campeonato-carioca/
Rubro-negro joga com vantagem após vencer jogo de ida por 2x1
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medica-critica-sesab-por-apreender-remedios-doados-para-pacientes-com-covid-19/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tom-hanks-diz-que-covid-19-deixou-seus-ossos-sensiveis-rachando-por-dentro/
Ator e esposa pegaram a doença juntos, mas tiveram sintomas bem distintos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/strada-rodamos-na-bahia-com-a-nova-geracao/
Picape da Fiat agora tem cabine dupla com quatro portas e central multimídia que faz espelhamento sem fio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-campanha-especial-sobre-nova-linha-de-tvs/
Vídeos apresentam novidades das novas smarTVs da empresa
Ler Mais