Prefeitura entrega nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi nesta quarta (2)

Trânsito será alterado em Itapuã, na região da Alameda Dilson Jatahy Fonseca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 10:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O prefeito ACM Neto inaugura nesta quarta-feira (02), às 10h, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, que vai ligar as avenidas Luiz Viana Filho (Paralela) e Carybé à Orla de Stella Maris. O nome da nova via é uma homenagem à ialorixá  que por 42 anos conduziu o Ilê Axé Opó Afonjá, um dos mais importantes terreitos do Brasil. Ela faleceu no último dia 27.

De acordo com a prefeitura, a nova via vai desafogar o trânsito para quem está na Paralela e segue em direção à orla de Stella Maris ou ao aeroporto. Isso porque o acesso à orla pela Alameda Dilson Jatahy Fonseca costuma engarrafar em horários de pico ou nos finais de semana de sol, além de feriados, por conta da procura pela praia. Com a construção da nova via, a Alameda Dilson Jatahy Fonseca será agora mão única sentido aeroporto, ou seja, para quem deixa a orla de Stella Maris. 

Quem quiser seguir para Stella Maris vai pegar a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, cujo acesso é mais fácil e rápido, antes da Dilson Jatahy Fonseca.

A nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi, que é fruto de um investimento de R$ 7,8 milhões, tem como objetivo desafogar o fluxo da Alameda Dilson Jatahy Fonseca.  As intervenções foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), com projeto das mudanças viárias elaborado pela Transalvador.

Segundo o órgão de trânsito, o congestionamento de cerca de 3 km existente na Paralela, entre o Bairro da Paz e a entrada de Stella Maris, vai deixar de existir após a entrega.

A inauguração, que seria em fevereiro, foi antecipada em um mês pois os trabalhos da obra foram concluídos. Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão e 10,5m de largura e duas faixas. O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas. As melhorias contemplam ainda iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil. A velocidade máxima permitida será de 60km/h.

 O bloqueio no trecho entre a Dorival Caymmi e a Carybé, que precisou ser feito durante as obras, será aberto. Porém, quem vem da Avenida Dorival Caymmi e desejar seguir sentido aeroporto vai precisar entrar na nova via e pegar o retorno na primeira via à esquerda. Assim, o condutor chegará na Alameda das Praias e seguirá sentido aeroporto. 

Não será mais possível ir direto da Dorival Caymmi para a Carybé. Para orientar moradores e condutores que costumam passar pela região, a Transalvador vai disponibilizar PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) durante o fim de semana, além de agentes de trânsito no dia das alterações.