Prefeitura inicia cadastro de adolescentes para vacina contra covid

Estimativa é de que sejam imunizadas 120 mil pessoas dessa faixa etária

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2021 às 10:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom

Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos poderão ser cadastrados para receber a vacina contra a covid-19 a partir desta-feira (17). A novidade foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis. 

"Os pais e mães podem realizar o cadastramnto de seus filhos agora. Já tínhamos feito para crianças e adolescentes com comorbidades, agora vamos fazer para todos", disse o prefeito.

O recadastramento será necessário visto que a previsão é concluir a vacinação dos adultos até o próximo sábado (21). E, em seguida, crianças e adolescentes com comorbidades e deficiências serão imunizados.

"Já estamos nos preparando para vacinar, em média, mais 20 mil pessoas por idade. E aí estamos falando em cerca de 120 mil crianças e adolescentes vacinados. Pode ser que até o final de agosto e setembro tenhamos imunizado todos até os 12 anos", previu o prefeito.

Bruno destacou que a vacinar a população é o caminho para voltar à normalidade. "Nós já aprendemos que a vacina é a solução e que, com todo mundo vacinado, nós voltaríamos à normalidade", concluiu.

Como será o cadastramento Os adolescentes que já fizeram o recadastramento do SUS não precisam refazer o processo, pois serão introduzidos automaticamente na lista de habilitados para vacinação. Quem ainda não fez a atualização cadastral, pode realizar o processo de forma on-line, no site, ou presencialmente nas 155 unidades básicas da rede municipal.

Aqueles que tiverem o cartão SUS vinculado a outro município ou que necessitem emitir a 1ª via do documento deverão realizar o serviço presencialmente nas Prefeituras-Bairros, com  agendamento prévio pelo site horamarcada.salvador.ba.gov.br  Os interessados deverão apresentar um comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais, além de um documento de identificação com foto. A atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra covid-19 em Salvador.

“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. O recadastramento dos jovens vai auxiliar na definição da melhor estratégia de vacinação desse público, assim que o Ministério da Saúde, conjuntamente com a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), sinalizar o início da imunização dos adolescentes no país. Nosso objetivo é assegurar o maior nível de organização possível para seguir dando agilidade ao processo de vacinação na cidade”, destacou o secretário da SMS, Leo Prates. 

Adultos vacinadosA vacinação da população adulta de Salvador deve ser concluída até o próximo sábado (21). Essa é a expectativa do prefeito Bruno Reis, que faz a previsão com estimativa da chegada de mais imunizantes para a capital baiana, assim como seringas para a aplicação das vacinas.

"Estamos bem próximos de concluir a população adulta. Se chegarem as seringas ou se conseguirmos viabilizar a compra delas, vamos concluir os 20 anos. E se chegarem mais vacinas, vamos concluir toda população adulta até sábado. Mas isso depende das vacinas chegarem", explicou o prefeito, nesta terça-feira (17).

Caso isso aconteça, a cidade vai ter antecipado a previsão inicial de vacinar todos os adultos até o fim do mês. "Estaremos antecipando em 10 dias uma estimativa que fiz lá atrás que iríamos concluir a vacinação da população adulta no fim de agosto", disse o prefeito.

Após a aplicação da primeira dose em todos os adultos, serão vacinados os adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiências.