Prefeitura inicia requalificação da Avenida São Cristóvão, em Salvador

Via ainda ganhará iluminação em LED

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 13:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Vinicius Nascimento/CORREIO

Fazia um sol de rachar enquanto a empregada doméstica Luzia Conceição, 28 anos, esperava seu ônibus na Avenida São Cristóvão, em Salvador. Mãe de um filho de cinco anos, ela conta que o calor pode até incomodar, mas não faz medo e nem dá aflição. Moradora da comunidade Yolanda Pires há seis anos, ela conta que já teve a casa invadida pela água em períodos chuvosos pelo menos três vezes. A sua rua sofre sempre que a água cai do céu.

Por conta de todo esse sofrimento é que Luzia recebeu, de coração aberto, a notícia de que a Avenida onde esperava seu buzu vai passar por requalificações, assim como uma parte de seu entorno. Nesta terça-feira (30), o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço das obras de requalificação da Avenida São Cristóvão e da 1ª Travessa 3 de Maio. Além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo.

“Já passei por cada uma que você nem imagina. Graças a Deus nunca perdi móvel nem nada, mas só a aflição que a gente fica já é um horror”, contou a moradora.

A obra prevê a requalificação de 1 km da Avenida São Cristóvão e mais 650 metros da 1ª Travessa 3 de Maio. Além da pavimentação, serão executados outros serviços como drenagem, requalificação do pavimento com piso intertravado e instalação de ciclovia na via central. A via ainda ganhará iluminação em LED, sistema que já foi implantado em outros locais de Salvador, como Avenida Suburbana, Manoel Dias e Paralela.

Durante seu discurso, o prefeito alegou que a melhoria em São Cristóvão demandou uma série de estudos técnicos para que uma solução definitiva fosse aplicada. Responsável pelo projeto, o secretário Almir Melo explicou que a região já conta com um sistema de macrodrenagem antigo e insuficiente para as demandas do local e que, por isso, outros dois canais serão construídos para dar conta das chuvas sem provocar alagamentos. Foto: Divulgação “Era preciso uma solução definitiva. Não ia adiantar recapear a avenida principal e depois da primeira chuva sofrer com buracos ou alagamento. Agora, a solução resolve e transforma São Cristóvão”, afirmou o prefeito.

As obras vão custar R$ 10 milhões, que vieram de recursos próprios da prefeitura. Segundo ACM Neto, o prazo máximo para conclusão da obra é de 12 meses, e a expectativa é de entregá-la já em dezembro deste ano.

No mesmo evento que assinou a ordem de serviço da requalificação da Avenida São Cristóvão, o prefeito anunciou a construção do Mercado Municipal de São Cristóvão. ACM Neto apontou que o edital de licitação já foi publicado no Diário Oficial e que até a próxima semana pretende assinar a ordem de serviço para construção e informar mais detalhes sobre a obra.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier