Prefeituras de Brumado e Seabra notificam mortes por suspeita de coronavírus

bahia
26.03.2020, 19:37:00
Atualizado: 01.04.2020, 12:36:55
(Prefeitura Municipal de Seabra / Divulgação)

Prefeituras de Brumado e Seabra notificam mortes por suspeita de coronavírus

Lacen fará exames para determinar se causa da morte foi Covid-19

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


As prefeituras de Brumado e Seabra informaram nesta quinta-feira (26) que notificaram à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) duas mortes por suspeita de Covid-19. Os dois pacientes eram idosos e morreram na quarta-feira (25).

Em Brumado, no sudoeste da Bahia, está sendo investigada a morte de uma idosa de 86 anos, que deu entrada no Hospital Municipal na segunda-feira (23). Ela tinha diabetes e estava com um “quadro respiratório agudo”, segundo a prefeitura local.

“O município deu toda a assistência, isolando-a na Sala Vermelha, onde ele recebeu todos os cuidados. Não está descartada a possibilidade de ela ter sido vítima da Covid-19”, afirmou o secretário municipal de Saúde Cláudio Soares Feres.

“Estamos pressionando o Lacen [Laboratório Central da Bahia] para que o resultado dos exames seja divulgado o mais rápido possível. Estamos levando todo o histórico da paciente para que outras medidas possam ser tomadas”, completou ele, que informou que todas as pessoas que tiveram contato com a idosa serão monitoradas.

Em Brumado, o primeiro caso de coronavírus foi confirmado na segunda-feira (23). Não há, no entanto, informações sobre idade ou perfil do paciente.

Já em Seabra, na Chamada Diamantina, é investigada a morte de um idoso cuja idade não foi revelada. Ele morreu no Hospital Regional da Chapada e, segundo a Prefeitura, o caso foi importado, já que a vítima morava em Ji-Paraná (RO).

Ainda segundo a gestão municipal, o homem estava de passagem pela cidade, sentiu-se mal e foi encaminhado para a unidade de saúde. “Não está descartada a possibilidade de a morte ser por Covid-19”, informou. Não há casos confirmados de coronavírus no município.

Procurada, a Sesab declarou que não dá informações sobre casos suspeitos de morte por coronavírus e acrescentou que informa apenas por meio dos boletins diários possíveis casos que sejam confirmados. 

Desde a semana passada, as prefeituras de Seabra e Brumado adotaram medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, com o fechamento do comércio, escolas públicas e privadas e isolamento social.  Apenas estabelecimentos de serviços essenciais funcionam. 

O número de casos suspeitos nas cidades não foi informado pela Sesab, que informou somente que amostras estão sendo coletadas e enviadas para análise laboratorial no Lacen, que será responsável pelo diagnóstico.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais