Presidente do TRE diz que demora para votar estava ‘prevista’

De acordo com José Edivaldo Rotandano, inserção da biometria dificultou o processo

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 17:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva?CORREIO

O eleitor que foi às urnas neste domingo (7), em Salvador, foi surpreendido com a demora para concluir a votação nas seções eleitorais. O desembargador do TRE, José Edivaldo Rotandano, no entanto, explicou que o tempo de espera e as filas estavam previstas por conta da inserção da biometria no processo. 

“Haveria um atraso maior em relação aos outros pleitos em função da biometria. Orientamos os mesários que tentassem quatro vezes (a biometria) e isso pode ter retardado um pouco. Queria também esclarecer que esse sistema de votação não é do TRE, absolutamente nada. Nós não temos contato, apenas o TSE”, disse. 

Acompanhe o processo de apuração de votos em tempo real 

Rotandano também citou a chuva como um fator que contribui para o atraso. “A chuva também atrapalhou um pouco, gerou alguns engarrafamentos que dificultaram a chegada dos eleitores”. 

Segundo ele, a previsão é que a apuração dos votos para deputados, senadores e governadores comece pouco depois do encerramento da votação, diferentemente da apuração para presidente.

“Para presidente a previsão é 19h de Brasília por conta do fuso horário do Acre. Para os demais pleitos acredito que 17:10, 17:15, com os dados sendo passados pelas urnas a gente já comece a apuração aqui no TRE”