Presos suspeitos que atacaram grupo em passeio de barco na Ribeira

Uma das vítimas não sabia nadar e acabou morrendo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 18:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

José do Carmo de Jesus Reis, 32 anos, e Maurício Ferreira Cavalcante, 23, foram presos na tarde  desta terça-feira (11) pela equipe da 29ª Delegacia Territorial (DT), em Plataforma. Eles são acusados de tentar estuprar duas mulheres, além de jogar dois homens no mar. Um deles, Robson de Jesus Santos Junior, de 19 anos, não resistiu e morreu. O corpo do rapaz foi encontrado por pescadores na praia do Alvejado, em Plataforma. Foto: Divulgação/Polícia Civil Segundo a Polícia Civil, investigações realizadas desde o dia do crime resultaram nesta prisão. José e Maurício foram localizados no bairro do Lobato, onde os policiais cumpriram o mandado de prisão preventiva. A dupla será encaminhada ao sistema prisional, enquanto as investigações seguem, até a conclusão do inquérito. Eles poderão ser indiciados pelos crimes de tentativa de estupro, homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal.

Depoimento Acompanhados de um advogado, José e Maurício se apresentaram à polícia, na manhã desta segunda-feira (10), e disseram que não jogaram quatro jovens no mar da Ribeira.  A Polícia Civil havia informado que José e Maurício, identificados por meio de imagens gravadas pelas vítimas e publicadas nas redes sociais, estavam sendo procurados.

Ao se apresentarem na 29ª Delegacia (Plataforma), no entanto, os dois foram ouvidos e liberados. Conforme o titular da unidade, delegado Luís Henrique Costa, José e Maurício haviam negado que jogaram as vítimas no mar. "Eles se apresentaram por conta própria e com advogado, portanto, não houve flagrante. Disseram que não tentaram estuprar as meninas e, menos ainda, que são responsáveis por jogar, machucar um rapaz, e matar o outro", explicou o delgado ao CORREIO na ocasião. Eles alegaram que jovens caíram no mar para continuar 'farra'. Mas para o delegado, os dois são responsáveis pela morte de Robson e pelo ataque aos outros três jovens.

Relembre o caso A versão apresentada em depoimento pelos amigos sobreviventes - Victoria Maria Branquini, 22, Victoria Musi Vitti, 33, e Ícaro de Oliveira, 21 - é de que os três estavam em um bar, na Ribeira, quando foram convidados por dois desconhecidos para um passeio no mar, na tarde da última quarta (5).

Eles retornaram para a Ribeira, às 18h30, para buscar Robson e retomaram o trajeto até Plataforma. No mar, os dois suspeitos tentaram estuprar as meninas e empurraram Robson e Ícaro no mar. As duas mulheres conseguiram pular e nadaram até a Praia do Alvejado. Nenhum objeto foi roubado das vítimas pelos suspeitos. Victoria Branquini chegou a publicar uma foto do passeio no Instagram em que os dois homens aparecem, mas deletou a publicação.

Enterro O clima era de total comoção no sepultamento de Robson no Cemitério Campo Santo, na Federação. Ao menos 300 pessoas, entre familiares e amigos, participaram do sepultamento do rapaz. Bastante abalada, a mãe de Robson relutou até ter coragem de entrar na sala onde era velado o corpo do filho. Ela, que tem uma outra filha, chorava muito e dizia que não estava preparada para viver aquele momento. Amparada, se aproximou do caixão - onde permaneceu até que o cortejo saísse. Robson foi enterrado às 19h, sob aplausos. Muitos jovens, amigos da vítima, participaram da cerimônia.