Prévia da inflação de janeiro em Salvador é a mais alta do país, com 1,08%

salvador
26.01.2022, 13:27:00
(Foto: Agência Brasil)

Prévia da inflação de janeiro em Salvador é a mais alta do país, com 1,08%

Número é o mais alto para janeiro em 14 anos

A prévia da inflação de janeiro em Salvador e Região Metropolitana é a mais alta do país, alcançando 1,08%. O número é o maior para o mês de janeiro por aqui desde 2008. Os dados foram divulgados nesta quarta (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Todos os nove grupos de produtos e serviços que formam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) tiveram alta em janeiro, com a alimentação (1,63%) tendo a principal pressão inflacionária, puxada pelo aumento na alimentação no domicílio (1,79%) e, em especial, das frutas (9,90%).

O segundo grupo que mais impactou no aumento da prévia da inflação na RM Salvador foi o de habitação (1,19%), puxado pelas altas da taxa de água e esgoto (4,45%) e do condomínio (3,15%).

Por outro lado, a gasolina, que exerceu a maior pressão inflacionária na RMS em 2021, apresentou queda (-2,50%) e foi o item que mais ajudou a frear o aumento da prévia da inflação em janeiro.

O IPCA-15 funciona como uma prévia da inflação oficial do mês, refletindo os preços coletados entre 14 de dezembro e 13 de janeiro.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas