Primeiro domingo de praias liberadas movimenta areias de Salvador 

Desde março de 2020, praias estavam proibidas aos domingos; veja como foi movimento 

  • Foto do(a) author(a) Marcela Vilar
  • Marcela Vilar

Publicado em 25 de julho de 2021 às 19:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arrison Marinho/CORREIO
Baianos aproveitam dia de sol para tomar banho de mar por Arrison Marinho/CORREIO

Em meio ao chuvoso mês de julho, São Pedro deu uma trégua e colaborou com os baianos, com um dia de sol, neste domingo (25). Ele também foi o primeiro, desde março de 2020, que as praias ficaram liberadas em Salvador.  

Desde o início da pandemia, era proibido, por decreto municipal, frequentar as praias aos domingos. Aos poucos, com o avanço da retomada na capital baiana e a melhora dos índices do novo coronavírus, as flexibilizações permitiram que os baianos curtissem a areia no primeiro dia da semana.  

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), as praias que tiveram mais movimentação foram as da Barra, Amaralina, Boa Viagem e Piatã, mas nada de alarmante. “Observamos em algumas praias movimentações aproximadas e foram realizadas orientações sobre a importância do uso da máscara", comentou o órgão, por meio de nota.  

[[galeria]]

A estudante Ethiene Peixoto, 23, aproveitou para ir com a mãe e a prima, que está turistando a cidade, para botar a vitamina D em dia, na praia de Itapuã. “A última vez que fui para a praia foi no início do ano, e foi em um dia de semana, porque ainda não estava liberado final de semana”, conta.  

O movimento estava fraco, se comparado ao período pré-pandêmico, mas, cheio para um dia de pandemia. “A movimentação não estava tão grande como de costume, foi tranquilo. Não tinha tanta gente de máscara, mas as famílias ficavam distantes uma das outras”, relata Ethiene.  

Pela tarde, ela diz que o vento gelado não inibiu de cair no mar, que estava com temperatura razoável. A rotina da estudante, desde que o vírus começou a circular na cidade, é basicamente em casa. Ela é a única que ainda da família não recebeu a vacina contra a covid-19. “Não aguento mais esperar”, desabafa.  

Pela última determinação da prefeitura, todas as praias estão liberadas qualquer dia da semana, sem restrição de horário, a exceção do Porto da Barra, que só está permitida de terça-feira a domingo. Veja outras atividades permitidas com a fase verde: 

Hotéis, pousadas e demais hospedagens  Liberadas todos os dias com horário livre 

Praias  Liberadas todos os dias com horário livre, exceto o Porto da Barra, que fecha às segundas  

Espaços e centros de Convenções  Liberados todos os dias com horário livre para eventos científicos até 100 pessoas 

Restaurantes e bares  Liberados todos os dias, de 11h às 0h30 

Parques públicos, campos e quadras  Liberados de segunda a sábado com horário livre 

Centros culturais, museus e galerias de arte  Liberados todos os dias, das 10h às 20h 

Templos religiosos e igrejas  Liberados todos os dias com horário livre 

Shoppings e centros comerciais  Liberados todos os dias, das 10h às 22h 

Comércio de rua  Liberado todos os dias, das 9h às 19h 

Espaços de eventos infantis e circos  Liberados todos os dias, das 10h às 23h 

Cinemas  Todos os dias, das 10h às 23h