Primeiro gripário de Salvador é inaugurado na UPA dos Barris

coronavírus
22.05.2020, 13:03:00
Atualizado: 22.05.2020, 14:41:05

Primeiro gripário de Salvador é inaugurado na UPA dos Barris

Unidade tem 24 leitos e vai atender pacientes com covid-19 e H1N1

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O primeiro gripário de Salvador foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (22). Ele foi construído no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris e vai atender pessoas com sintomas leves da covid-19 e pacientes com H1N1. No total, são 24 leitos. Outras cinco estruturas similares serão implantadas na cidade nas próximas semanas.

Durante a inauguração o prefeito ACM Neto disse que o gripário vai funcionar, inicialmente, por seis meses. O investimento foi de R$ 6,2 milhões, e a estrutura será gerida pela Fundação José Silveira que já administra a UPA dos Barris e o 5º Centro de Saúde Clementino Fraga. Outras cinco estruturas serão montadas nas UPAs de Valéria, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Pau Miúdo, e na Ilha de Bom Jesus dos Passos.

“Com essas seis unidades, nós vamos ofertar 89 novos leitos, sendo que 15 deles são salas vermelhas, ou seja, têm respiradores e ventiladores para segurar a estabilização do paciente, a primeira assistência em casos graves, e aguardar para que esse paciente, depois, possa ser regulado e transferido para outra unidade hospitalar”, afirmou Neto.

O gripário construído no estacionamento oferece 20 leitos de enfermagem e quatro de sala vermelha, destinado para casos mais graves e similares as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa é a mesma quantidade oferecida dentro da UPA dos Barris. A nova estrutura vai funcionar 24horas e durante os sete dias da semana. Os primeiros pacientes estão previstos para chegar ainda nesta sexta-feira, a partir das 19h, e 112 profissionais de saúde vão trabalhar no local.

(Foto: Valter Pontes/Secom PMS)

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, disse que o novo espaço vai concentrar os casos de gripe e ajudar a liberar leitos da UPA para outros tipos de pacientes. Ele contou que a unidade dos Barris foi escolhida para ser a primeira a abrigar um gripário porque o volume de atendimento é maior do que nas outras oito UPAs do município. Prates, mais uma vez, pediu a colaboração da população .

“Tanto a prefeitura como o governo do estado abriram leitos novos e isso deu uma folgada no sistema. Temos uma ocupação hoje de 77% dos leitos de UTI e 68% dos leitos clínicos, mas isso é fruto de uma expansão do número de leitos e não da diminuição do número de pacientes. Estamos chegando ao auge da ampliação dos leitos e precisamos que as pessoas fiquem em casa porque tem crescido muito a demanda por leitos clínicos e de UTI em Salvador”, afirmou.

Atualmente, as nove UPAs da capital oferecem 308 leitos. A prefeitura informou que vai inaugurar mais uma unidade nas próximas semanas. Ela será construída no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O município estima que Salvador comece a ficar sem leitos para pacientes com o novo coronavírus a partir de quarta-feira (27), e o prefeito disse que na próxima semana vai anunciar mais medidas restritivas na cidade.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais