Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
XC40 Recharge Pure Electric tem 408 cv de potência e sua autonomia ultrapassa os 400 km. Jornalista especializado conta em vídeo suas primeiras impressões ao volante do SUV
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2021 às 12:00
- Atualizado há um ano
Se sua primeira visão do XC40 Recharge Pure Electric for de traseira, você terá que ser detalhista para reparar que não há saída de escape. Fora isso, é praticamente idêntico às demais versões que já eram comercializadas no Brasil. No entanto, se a primeira imagem for a dianteira, logo se nota que não há a tradicional grade de refrigeração do motor.
Ao entrar na cabine, pouca coisa muda. Mas ao sentar no banco do motorista o condutor terá sua maior surpresa: há um tampão no local onde fica o botão de partida nas demais opções do menor SUV da Volvo. Ao ser destravado, o modelo elétrico entra em stand by, e ao perceber o peso no banco fica pronto para sair, basta pisar no freio e posicionar o câmbio automático em D ou R.
Mas aí vem outra dúvida: onde está o freio de estacionamento? Não existe uma tecla física para acionar o dispositivo, que entra em ação quando o motorista aperta o botão P da transmissão. Até a forma de guiar esse Volvo é diferente. Ele conta com um sistema comum a outros veículos elétricos, o One Pedal Drive. O recurso pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e a frenagem muito mais práticas por meio de um único pedal.
Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal da direita e, para frear, é só ir aliviando o pé que o XC40 vai parando de acordo com a pressão que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
PROPULSÃO Se você abrir o capô procurando o motor irá notar que ele é menor e ainda existe um compartimento extra na dianteira que acomoda até 31 litros. E há outro propulsor elétrico no eixo traseiro, o que facilita a tração nas quatro rodas - que possui gerenciamento eletrônico sob demanda. Somados, esses motores entregam 408 cv de potência e 68,3 kgfm de torque.
O motor traseiro e as baterias, que são acomodadas no assoalho, não são visíveis. No total, esse Volvo pesa 2.118 kg, basicamente o peso de uma picape média a diesel e com tração 4x4. Isso acontece por causa do peso das baterias.
[[galeria]]
No entanto, a acomodação dessas baterias ajuda bastante na dirigibilidade do XC40. Elas deixam o centro de gravidade baixo, o que melhora a estabilidade, fator muito importante em um carro que acelera como um esportivo. Ele vai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, o mesmo que um Porsche 718. A diferença é que não há o tradicional ruído do motor.
A autonomia é de 418 quilômetros, o que possibilita viagens de deslocamento médio. Assim, é possível ir de Salvador até Aracaju com uma única carga ou sair da capital da Bahia e quase chegar em Mucugê ou Lençóis, na Chapada Diamantina. E além do porta-malas frontal, o bagageiro tradicional é amplo, com capacidade para 413 litros.
A eletricidade é demandada como qualquer outro combustível. Se você apertar muito o acelerador, a autonomia cairá. Se maneirar e usar bem a regeneração, ganha alguns quilômetros. E é possível acompanhar o consumo no quadro de instrumentos e também pelo navegador. O carro vem com diversos serviços e aplicativos da Google incorporados. Assim, usando o Maps, por exemplo, você vai saber o percentual estimado de carga no destino.
MERCADO O XC40 Recharge Pure Electric custa R$ 389.950 e mesmo antes de chegar às concessionárias a Volvo vendeu 450 unidades. Além da inovação na propulsão, o SUV elétrico, que é vendido em versão única, possui diversas tecnologias de auxílio à condução.
Para estacionar, há uma moderna câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego lateral com frenagem automática, evita colisões em saídas e entradas de vagas. O motorista conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e alerta de ponto cego.
Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA VOLVO CARS