Projeto de filme baiano é o único brasileiro em festival internacional

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Bomba Batom, projeto de longa-metragem da cineasta baiana Marília Cunha, foi o único brasileiro selecionado para o laboratório do XII Atlantidoc – Festival Internacional de Cinema Documentário do Uruguai. “Ele vai tratar da presença da mulher na indústria pirotécnica nacional, segundo maior produtor de fogos do mundo”, adiantou a diretora. A cineasta baiana Marília Cunha é a responsável pelo projeto Bomba Batom (Foto: Fernando Naiberg/Divulgação) O evento é referência no mercado mundial, conhecido por fornecer apoio decisivo para o primeiro estágio da produção de docs. Nos últimos 11 anos, colaborou para a realização de mais de 100 filmes latino-americanos.

Além de Bomba Batom, foram escolhidos cinco trabalhos uruguaios, dois do Equador, um da Argentina e um do Chile. O Atlantidoc acontecerá na cidade de Atlántida, entre os dias 10 e 14 de dezembro. 

Cinema africano Supa Modo, do diretor queniano Likarion Wainaina, será apresentado pela primeira vez em Salvador. O filme integrará as programações da Mostra de Cinemas Africanos, que vai estrear na capital baiana entre os dias 22 e 28 deste mês, no circuito Saladearte. Supa Modo terá estreia em Salvador (Foto: Divulgação) O evento tem curadoria de Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha/EUA) e é dedicado à exibição de curtas e de longas-metragens produzidos na África nos últimos dez anos. Já estão confirmadas as presenças de cerca de 20 trabalhos. Além de Supa Modo, estará, por exemplo, Rafiki, da também queniana Wanuri Kahiu. O filme é do diretor queniano Likarion Wainaina (Foto: Divulgação) Realidade fictícia A sexta edição do Zona Mundi (ZM) - Circuito Internacional Eletrônico de Som e Imagem terá, entre suas atrações, o lançamento de Alzenausch - um game de realidade aumentada.

A história, de ficção científica, é passada após a Terceira Guerra Mundial. Nela, os irmãos Auss inventam um sistema revolucionário de geração de energia, produzida utilizando a música, emoções e experiências.

“(O projeto) parte das habilidades musicais das pessoas para elas participarem de um teste seletivo para Alzenausch”, adianta Nikima, o idealizador.

Para quem quiser se aventurar, o ZM oferecerá uma estação com duas TVs e console customizado, além de headphone e colete. O evento acontecerá entre sexta-feira (16) e domingo (18), no Museu de Arte Moderna (MAM).

Farofa para rememorar É fã de farofa? Então você vai gostar dessa novidade: a partir de dezembro, quem fizer a degustação de quatro opções oferecidas no restaurante Casa de Tereza (R. Odilon Santos, 45, Rio Vermelho) - nos sabores Baianinha, Sertaneja, Duquesa e Churrasquinha - poderá levar para casa um presente. É o Prato da Boa Lembrança, o quinto do espaço, da chef Tereza Paim. O novo Prato da Boa Lembrança do restaurante Casa de Tereza (Foto: Divulgação) Nesta nova versão, ele vem ilustrado com uma feijoada e ovo frito, no tema ‘Farofando com Tereza’. Feito em cerâmica de alta qualidade, custará R$ 110.

De olho na economia   A jornalista Miriam Leitão dará uma palestra em Salvador, semana que vem. Ela falará sobre a "Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas", no hotel Mercure Salvador Rio Vermelho (R. da Fonte do Boi, 215), dia 22. Miriam dará palestra no Rio Vermelho (Foto: Divulgação) Durante o encontro, a mineira discutirá o cenário político atual e as visões futuras em relação à política e economia nacionais. A reunião faz parte da 20ª Convenção da Rede LabForte, que seguirá até a data seguinte, 23, e é somente para convidados.

Reggae artístico   Denissena foi convidado para deixar sua arte no festival República do Reggae, que, em 2018, comemora 15 anos. “Irei realizar performance e customização de camisetas”, fala. Denissena fará performance no festival República do Reggae (Foto: George Vasconcelos/Divulgação) “Há um bom tempo, venho acompanhando o evento. Nesse ano de comemoração, terei como inspiração a alegria do público presente e da música. As pinturas vibrarão no balanço do reggae”, segue. A festa acontece neste sábado (17), no Wet'n Wild, na Paralela.

Na telona   O baiano Amaurih Oliveira estará no elenco de A Suspeita, filme estrelado por Gloria Pires e dirigido por Pedro Peregrino. A trama conta a história de Lúcia, uma comissária exemplar da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, durante uma investigação, descobre o envolvimento de policiais em uma série de crimes. Amaurih participará do filme A Suspeita (Foto: Guilherme Logullo/Divulgação) Amaurih não entrega detalhes sobre seu personagem, mas comemora: “Estou muito feliz de participar deste longa, que será o primeiro comandado por Pedro, além de trabalhar com a Gloria”. As filmagens já começaram e a ideia é que o projeto chegue aos cinemas brasileiros em 2019.

Deu Branco O Réveillon já chegou. Pelo menos para a Thereza Priore, loja da empresária Adriana Régis. De olho nos looks para a virada, a marca lançará a coleção-cápsula Deu Branco - com vestidos, kaftans, saias e blusas. As peças terão a mistura de texturas, cortes e tecidos característica da grife, harmonizando com tons de branco.  Adriana lançará coleção-cápsula focada no Réveillon (Foto: Divulgação)