Prouni: inscrição para ocupar vagas remanescentes segue até hoje (24)

São ofertadas 88.182 bolsas de caráter parcial e 18.070 de caráter integral

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 18:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Estudantes aprovados nas vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), que não estão matriculados em instituições de ensino superior, devem se inscrever até às 23h59 desta sexta-feira (24) para garantir a vaga. O procedimento é realizado exclusivamente pela internet, no site do Prouni. Para estudantes já matriculados, o prazo segue até 28 de setembro. Nesta edição, foram disponibilizadas 106.252 oportunidades: 88.182 bolsas de caráter parcial e 18.070 de caráter integral.

Uma das bolsas de estudo integrais foi concedida ao estudante Sidney Morais, que foi aprovado em quarto lugar na lista de espera e assistiu à primeira aula de Direito nesta segunda-feira, 21 de agosto. “Sempre gostei do curso e das possibilidades que oferece, como ser advogado, juiz, promotor, delegado, entre tantas outras. Eu tenho me identificado com as matérias, estou motivado e os professores têm uma dinâmica de ensino muito boa. Vai ser necessário ler muito para tirar o máximo proveito do conteúdo e conseguir uma boa formação”, comenta animado ao sinalizar as primeiras impressões da universidade.

Esta não foi a primeira vez que Morais se candidatou às vagas. No primeiro semestre de 2018, foi contemplado com uma bolsa parcial e pretendia contratar o Fundo de Financiamento Estudantil para arcar com a outra metade da mensalidade. “Não cursei por fatores financeiros, já que estou desempregado desde o início do ano e também poderia tentar no segundo semestre. Se tratando de uma bolsa integral, o programa é uma opção mais viável que o FIES porque não preciso me preocupar futuramente com o pagamento do financiamento”, pondera.

Quando participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, o objetivo principal era testar os conhecimentos, se preparar para a o exame de 2018 e, a partir do resultado, buscar uma vaga no ensino superior. Com o bom desempenho, amigos e familiares foram os principais incentivadores. “Minha prima Jade é universitária, disse que eu tinha possibilidade de conseguir a bolsa e encheu o meu celular com lembretes dos cronogramas do Prouni e SiSU. Meus tios e a minha esposa me apoiaram para que eu não deixasse passar a oportunidade”.

Para concorrer às vagas do Prouni, não há limite de idade. As bolsas de estudo são direcionadas aos candidatos que se encaixem em, pelo menos, um dos seguintes critérios: ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; portar alguma deficiência; ou ensine da rede pública. É preciso também ter renda per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral ou renda per capita familiar de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Outro requisito é ter sido participante do Enem a partir de 2010 com pontuação média acima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. “Percebi a importância de fazer o exame, de se preparar e arriscar. Eu não acreditava que teria uma boa nota porque terminei o ensino médio há alguns anos, mas consegui e creio que muitas pessoas também conseguiriam caso decidissem se dedicar”, avalia Morais.

Da mesma forma em que foi apoiado, Sidney faz questão de incentivar outras pessoas a buscar o ensino superior. “Quero deixar uma mensagem de motivação para os jovens e para aqueles com idade mais avançada: existe, sim, a possibilidade de chegarmos aonde nossos sonhos apontam, mas temos que acreditar e trabalhar/estudar para que isso aconteça. Participem do Enem, busquem as oportunidades. Eu me superei e agora acredito que a cada dia posso me superar ainda mais”, finaliza.