Quer presentear Salvador? Saiba como deixar sua marca nos 470 anos da cidade

Soteropolitanos podem colorir letreiro na Estação Nova Lapa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de março de 2019 às 17:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva / Arquivo Correio

Na sexta-feira (29), Salvador completa 470 anos. Para celebrar a data, o CORREIO comemora mais um aniversário da capital baiana na Estação Nova Lapa, juntamente com o povo da terra. Este ano, o jornal irá espalhar “Feliz-Cidade”, das 11h às 19h, com um grande letreiro com o nome da campanha. A iniciativa é realizada com apoio institucional da Prefeitura de Salvador e em parceria com a marca Soul Dila.

O letreiro de 12 metros de comprimento e 1,40 de altura estará em branco. A intenção é que os soteropolitanos que utilizarem a Nova Lapa no dia possam interagir com a ação e deixar sua marca no painel. Para deixar o “Feliz-Cidade” ainda mais a cara de Salvador, artistas plásticos foram convidados para fazer interferências na palavra FELIZ. São eles: Fabilu, Fagner Bispo, Maithê Jezler e Marília Cruz. O público que participar da ação poderá ilustrar com desenhos as letras da palavra CIDADE. Fabilu é uma das artistas convidadas para participar da ação (Foto: Bruno Ricci) Para a artista soteropolitana Fabilu, Salvador é uma referência muito importante não só para sua vida pessoal, mas também profissional. “Fiquei muito feliz com o convite. Salvador é onde eu nasci e poder retribuir para a cidade é de uma felicidade muito grande”, diz. Fagner Bispo promete colorir o letreiro durante a ação (Foto: divulgação) Fagner Bispo, que também é produtor de moda, ficou lisonjeado com o convite do CORREIO e promete colorir o letreiro. “Eu penso em brincar coma questão da palavra feliz, que é uma característica do meu trabalho. Quero usar o colorido para traduzir os rostinhos sorridentes do povo de salvador”, revela. Marília Gabriela está com expectativa para ilustrar pela primeira vez para o grande público (Foto: Angeluci Figueiredo) Com mistério para revelar as ilustrações que irá fazer durante a ação, Marília Cruz, que também é jornalista, está com expectativa para o dia. “É uma experiência inesquecível e única para mim. Eu, geralmente, expresso minha arte em lugares fechados. Vai ser a primeira vez que irei ilustrar para o grande público”, conta. Maithê Jezler atua há dois anos com lettering e está honrada em participar da ação (Foto: divulgação) Já a artista Maithê Jezler apostará no sentimento do momento para chegar a uma ilustração final. Ela, que também é arquiteta, atua há dois com lettering na iniciativa própria, intitulada como Rabisco do Bem. “Fiquei muito feliz e honrada. Ser escolhida entre tantas artistas da cidade é um privilégio. Ainda mais em um momento tão feliz, como é o aniversário de Salvador”, ressalta.

Feliz-Cidade Durante a semana que Salvador faz aniversário, o Correio presenteou com 35 kits alguns influenciadores digitais e personalidades da cidade. Além de produtos do jornal e uma hashtag de madeira elabora pela CRIA, a surpresa, que teve conteúdos variados, incluía em alguns a camiseta “Feliz-Cidade”, copo emborrachado e canudo ecológico da Soul Dila, marca soteropolitana que nasceu 2008 com o sonho de mostrar a Bahia para o mundo.

Com emissão zero de CO2, a entrega dos kits foi de bicicleta pela Rappi, aplicativo de delivery que oferece opções de compra de diferentes categorias, desde restaurantes a bebidas até, literalmente, qualquer coisa - basta dizer o que deseja, que os assistentes compram e levam até o cliente. A startup, que nasceu na Colômbia e chegou ao Brasil em 2017, está presente em 13 cidades brasileiras, incluindo Salvador.

O cuidado com o meio ambiente do kit Feliz-Cidade chamou atenção da influenciadora digital Thyza Ferreira.  “Amei, achei supercriativo. Excelente o cuidado com a questão ambiental, desde a entrega com a bicicleta da Rappi até os produtos, como o canudo de aço. Tudo casou no kit”, declara. Edgard Abbehusen nasceu em Muritiba, mas é um apaixonado por Salvador (Foto: divulgação) O escritor e compositor Edgard Abbehusen nasceu em Muritiba, mas confessa ser um apaixonado por Salvador. “Tenho uma relação afetiva com a cidade, faço dela combustível, inspiração diária no trabalho que desenvolvo na literatura, até porque o Recôncavo também é Salvador. No laço, no sol, no povo que vai à luta todos os dias. São esses sentimentos que se misturam e isso para mim, que tenho raízes lá no Recôncavo, é como mágica”, revela.

Quando recebeu o kit, sentiu na inspiração sustentável dos objetos presentes na sacola uma sugestão de cuidado com a capital baiana. “Gosto de perceber sentimento nos detalhes e pude sentir o carinho pela cidade em cada brinde que veio. Para mim, a mensagem foi essa: ‘precisamos cuidar de Salvador, precisamos falar, debater o meio ambiente, que faz tudo a nossa volta acontecer, e esses pequenos gestos, pequenas ações, colocam a gente para refletir e inspira o cuidado por Salvador'", reflete.

Povo que inspira As criações da Soul Dila são inspiradas no dia a dia do povo. Para a marca, todo comportamento do baiano é fonte de inspiração, seja na gastronomia, religião, esportes e, claro, nos costumes e foi assim também com a camiseta Feliz-Cidade. "A Soul Dila é a cara de Salvador, tem DNA totalmente soteropolitano e a preocupação de sempre reforçar o que temos de melhor. Se juntar ao Correio nessa campanha foi algo natural, inerente à marca em sua eterna busca por imprimir em forma de informação de moda o que são essa 'Feliz Cidade' da Bahia e seus personagens", afirma o porta-voz Marcelo Ladeiro. Camisa "Feliz-Cidade" está com desconto para leitores do Correio (Foto: divulgação) A camisa “Feliz-Cidade” elaborada pela Soul Dila está com desconto para os leitores do CORREIO que comprar a versão impressa até a sexta-feira (29). Além do abatimento de 30% na peça comemorativa ao aniversário de Salvador, existem também a promoção de 50% off no Chinelo/Slide ou 10% adicional em produtos da liquidação progressiva da marca.

Estas ofertas não podem ser utilizadas juntamente com a promoção vigente na loja de doação de livro. Cada participante poderá realizar apenas uma única troca por CPF. As trocas serão interrompidas no próximo dia 7 de abril. Para participar, basta recortar o selo de capa, colar na cartela da promoção (impressa em uma das páginas do jornal) e levar até uma das lojas da marca na capital baiana.

O projeto Feliz-Cidade conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, parceria Soul Dila e realização CORREIO. “Em nossos projetos, buscamos marcas que dialoguem com o propósito do Correio e a Soul Dila é nossa parceira em muitas iniciativas. Além de ser genuinamente baiana, possui responsabilidade ambiental e se destaca por pensar em todo o processo produtivo. Falando em sustentabilidade, nós também preparamos uma surpresa para influenciadores digitais com a CRIA, marca de marcenaria e design, e com a RAPPI, que fez a entrega da nossa surpresa de bike, como medida para reduzir as emissões de gases poluentes produzidos por automóveis. Afinal, queremos presentear Salvador e não podemos deixar de cuidar da nossa cidade”, destaca Vanessa Araújo, coordenadora de projetos do Correio.