Rafa & Pipo terão CD inédito encartado nesta terça no CORREIO

Gravado ao vivo, CD/DVD tem participação de Wesley Safadão, Bell Marques e Jorge & Mateus/serão 60 mil cópias encartadas

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 22 de maio de 2017 às 06:01

- Atualizado há um ano

Rafa nasceu em 1987 e hoje tem 30 anos. Pipo nasceu em 1994 e tem 23. Até bem pouco tempo, eles faziam parte da banda Oito7Nove4. Mas, depois que gravaram o DVD AO Vivo Beira Mar,  viraram apenas Rafa & Pipo Marques, como  fazem questão de  serem chamados agora. Toda  a estratégia de marketing dos irmãos foi reformulada e eles seguem encarando uma maratona de shows, micaretas e festas temáticas Brasil afora. É este CD Beira Mar, derivado do DVD inédito, que celebra seis anos de carreira dos filhos de Bell Marques, que tem 60 mil cópias  encartadas na edição de amanhã do CORREIO.

Rafa e Pipo Marques gravaram o primeiro DVD da carreira no dia 29 de novembro de 2016 em Salvador, com a participação de Jorge & Mateus, Wesley Safadão e Bell Marques. Numa festa só para convidados, eles fizeram o registro na Casa Amarela, no Corredor da Vitória, com vista para a Baía de Todos os Santos. O DVD trouxe muitas surpresas aos convidados, além de estrutura e o belo cenário da Baía de Todos os Santos. No repertório, antigos sucessos, que marcaram a trajetória dos rapazes, além de novidades. Rafa & Pipo lançam álbum Beira Mar, gravado ao vivo em Salvador (foto/divulgação) “Queríamos ter um repertório bacana, formado e, hoje, acho que chegamos no ponto certo. O CD/DVD terá a nossa cara e será do nosso jeito”, contam os irmãos. A primeira música de trabalho, Tô de Boaça, com Safadão, já tem 15,7 milhões de visualizações, e Se o Passarinho Voou, com Jorge e Mateus, a última lançada,  alcançou 8,5 milhões em um mês. Das músicas com participações, a única que não foi lançada ainda foi 5 Segundos, com Bell, que está no CD do CORREIO também.

Mudanças - Em conversa com a reportagem do jornal, Rafa e Pipo não esconderam a satisfação com a parceria: “Atrelar nosso trabalho ao CORREIO, o jornal mais lido do Estado e que sempre nos apoiou em todos os projetos, é de extrema importância para gente e para o momento da nossa carreira. Estamos muito felizes com a possibilidade de chegar mais rápido a tantos leitores!”

Perguntados se o CD Beira Mar, derivado do DVD homônimo seria o divisor de águas da carreira da Oito7nove4 com essa nova fase, agora como Rafa & Pipo, a resposta dos meninos também foi enfática: “Sem dúvida, é um divisor de águas. A mudança do nome não foi à toa também, já que sentíamos que estávamos mais maduros e prontos para encarar novos desafios e públicos. Sempre fomos muito versáteis no palco, misturando referências de todos os gêneros, e conseguimos apresentar com qualidade essa nossa cara nesse DVD, que virou CD pro CORREIO”.

Além de gravar compositores consagrados como Magno Santana, Marquinhos Maraial entre outros, Rafa & Pipo estão em boa companhia com Wesley Safadão, Jorge & Matheus e Bell. Artistas que eles dizem ter ótimas relações: “Tivemos a sorte de nascer filhos de Bell (risos)!  Sem dúvida, foi uma excelente escola dentro de casa, que nos inspirou e nos trouxe até aqui. Jorge & Mateus foram os primeiros artistas nacionais a tocarem música nossa, no Fortal de 2012. Foi espontâneo e ficamos muito felizes na época. Desde então, fomos construindo uma relação bacana, de admiração e carinho. Safadão é nosso comparsa (risos)!  Sempre nos recebeu com muita humildade, com muito carinho quando íamos a Fortaleza e a amizade foi crescendo. Ficamos extremamente felizes com a presença de todos em Salvador pra esse momento especial, que vem rendendo frutos tão bacanas pra gente”.

Perguntados se eles já estão preparando algum novo trabalho, os irmãos disseram que não. E justificaram: “Vamos explorar um pouco mais o material do DVD ainda, que traz músicas muito legais, a cara do jovem brasileiro, e que estão ganhando corpo nas redes sociais. Vamos lançar faixa a faixa no YouTube, onde estamos também arriscando como YouTubers, num programa de vlogs cheio de novidades pros nossos fãs!”

Os seis anos na estrada já renderam um bom currículo para a carreira de Rafa & Pipo Marques, que comandaram shows em alguns dos mais importantes eventos do calendário de festas do Brasil, como Fortal (CE), Ensaio Geral (BA), Axé Brasil (SP), Pré-Caju (SE), Micareta de Feira de Santana (BA), Siriguella Banana (CE), Carnatal (RN), Olinda Beer (PE), Espírito Elétrico (ES), Marafolia (MA) e Carnalfenas (MG).

Além das gravações e shows Brasil afora, Rafa & Pipo também participaram do projeto Grifes & Acordes, criado em parceria com a Aliansce, representante de shoppings em todo o Brasil. Eles também são os criadores da Praia do Nana, que, por três Verões recebeu nomes como Ivete Sangalo, Bell Marques, Durval Lelys, Márcio Victor (Psirico), Carlinhos Brown e Naldo. Os irmãos são os anfitriões também do CamarimOito7, evento que já contou com participações de Márcio Victor (Psirico), Xanddy (Harmonia), Israel Novaes, Wesley Safadão, Thiaguinho, Parangolé, A Vingadora e também Bell Marques e Durval Lelys. O projeto, que nasce da preocupação da dupla em tratar seus fãs sempre como estrelas, é fixo na agenda da banda, assim como o InferninhoOito7, outro evento do calendário anual dos músicos, concebido por eles mesmos.