Remédio para covid-19 é aprovado e será vendido em farmácias da Rússia

Medicamento pode ser usado em casos leves e moderados da doença

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 19:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O remédio Coronair, da R-Pharm, foi aprovado pela Rússia para o tratamento de pacientes com casos brandos e moderados de covid-19. Segundo a agência de notícias Reuters, o medicamento já estará disponível nas farmácias russas a partir da semana que vem.

A aprovação do Coronavir ocorre após a liberação do Avifavir, outro medicamento russo contra a covid-19, em maio. Ambos têm como base o favipiravir, que foi desenvolvido no Japão e lá é usado amplamente como base para tratamentos virais.

O anúncio da R-Pharm é mais um sinal de que a Rússia está se empenhando muito para conseguir uma dianteira global na corrida contra o vírus. O país já está exportando seus exames de covid-19 e fechou vários acordos internacionais para fornecer sua vacina Sputnik-V.

A R-Pharm disse que recebeu aprovação para o Coronavir após testes clínicos de estágio avançado com 168 pacientes com covid-19.

O remédio foi liberado inicialmente para uso hospitalar de tratamento de covid-19 em julho, mostrou um registro do governo.

O teste do Coronavir foi comparativamente pequeno. A agência reguladora de saúde europeia endossou nesta sexta-feira o uso do esteroide dexametasona no tratamento de pacientes com covid-19 depois de um estudo de pesquisadores britânicos com vários milhares de pacientes.