Retorno à Arena: Bahia enfrentará o Bragantino na Fonte Nova

Jogo acontece neste sábado (18), às 21h, pelo Brasileirão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2021 às 17:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia já tem data marcada para voltar a atuar na Fonte Nova. Nesta segunda-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o jogo entre o tricolor e o Red Bull Bragantino, sábado (18), às 21h, será disputado no estádio. Inicialmente, o duelo estava marcado para Pituaçu, mas a mudança já foi registrada no site da entidade. 

A partida contra o Red Bull vai marcar o retorno do Esquadrão à arena após sete meses sem poder jogar no lugar onde se habituou a chamar de casa. A volta será possível graças ao encerramento do hospital de campanha montado na Fonte Nova para atender as vítimas da covid-19. A desmobilização total da unidade médica será finalizada nesta quarta-feira (15). Com isso, o governo estadual autorizou a realização de partidas de futebol no equipamento. 

O embate diante dos paulistas será o primeiro do Bahia na Fonte Nova pela atual edição do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o clube teve que jogar a fase final da Copa do Nordeste e boa parte do Brasileirão no estádio de Pituaçu por conta do hospital de campanha. 

Com a queda no número de casos de coronavírus na Bahia, a ala médica foi desativada em outubro, permitindo ao tricolor finalizar a Série A no estádio. Mas, em março, o hospital voltou a ser reaberto e o clube teve que mudar o seu mando de campo. 

A última vez que o time principal atuou na Fonte foi em 25 de fevereiro, pela última rodada da Série A de 2020. Na ocasião, venceu o Santos por 2x0 e se garantiu na Copa Sul-Americana. Os gols do triunfo foram marcados por Rossi e Alesson. 

E o público? Como vem acontecendo desde junho do ano passado, o jogo entre Bahia e Bragantino será sem a presença do público nas arquibancadas da Fonte Nova, mas o tricolor já tem na mira uma possível data para o retorno dos torcedores. 

Em entrevista ao CORREIO, o presidente Guilherme Bellintani revelou que os clubes da Série A e a CBF planejam voltar a receber as torcedores nas partidas a partir da 23ª rodada, marcada para os dias 2 e 3 de outubro. Para isso, será necessário que todas as 20 equipes do campeonato recebam a autorização dos municípios em que mandam os jogos. 

“Nós vamos buscar entendimento do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador sobre esse retorno a partir de outubro. A prioridade é a segurança sanitária, o enfrentamento da pandemia, mas quanto mais cedo a gente conseguir isso de forma segura, melhor”, explicou Bellintani.

Caso o público seja liberado na 23ª rodada, o primeiro jogo do Esquadrão diante do seu torcedor será contra o Ceará, no dia 2 de outubro. A tendência é a de que o retorno dos torcedores obedeça protocolos como vacinação, apresentação de testes para a covid-19 e aumento gradual da capacidade do estádio.