Ridley Scott faz filme sobre sequestro baseado em fato real

Por causa de envolvimento em assédio, Kevin Spacey foi excluído de Todo o Dinheiro do Mundo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em 1973, o neto de um americano bilionário da indústria do petróleo foi sequestrado e o resgate do menino de 16 anos foi estipulado em 17 milhões de dólares. O avô do garoto, Jean Paul Getty, famoso por sua mesquinhez, relutou até o último instante em pagar a quantia pedida.

A história agora chega às telas do cinema, sob a direção do veterano Ridley Scott, que, aos 80 anos, realiza sua 25ª produção. Para que Todo o Dinheiro do Mundo chegasse aos cinemas na data acertada com os produtores, Scott teve que correr contra o tempo. 

O motivo: quando já estava tudo pronto, inclusive o trailer e boa parte do material de divulgação, surgiu o escândalo de abuso sexual envolvendo o ator Kevin Spacey, que interpretava o milionário no filme. Spacey viu sua carreira ruir em poucos dias e a sua produção de maior sucesso, House of Cards, foi cancelada pela Netflix. O serviço de streaming cancelou o contrato que mantinha com o ator, que estaria em outras produções. Kevin Spacey maquiado para parecer mais velho em Todo o Dinheiro do Mundo. Cenas com o ator foram excluídas (divulgação) Scott não viu outra saída que não fosse refilmar as cenas de Spacey, que interpretava um personagem essecial à trama. “Não se pode tolerar um comportamento desses. Não podemos permitir que a atitude de uma só pessoa afete o bom trabalho de todos os outros envolvidos”, disse o diretor à imprensa. Para a substituição, o realizador convidou Christopher Plummer. 

Para se ter uma ideia do quanto Getty é mesquinho, a primeira pergunta dele ao saber do sequestro do neto é: “Resgate é dedutível do imposto de renda?”. O filme é, essencialmente, um suspense, como a história original pede. Mas é também um retrato sobre o que o dinheiro faz com os seres humanos. Ou o que os seres humanos fazem pelo dinheiro. 

A substituição de Spacey por Plummer parece ter dado muito certo: o veterano alcançou sua terceira indicação ao Oscar. Aos 88 anos, ele é o ator ou atriz mais velho já indicado à premiação. Vale lembrar que já detém o recorde de artista mais velho a vencer como ator/atriz. Em 2012, aos 82, venceu o prêmio de melhor ator coadjuvante. Em março, pode repetir a dose. No elenco, estão ainda Michelle Williams, como a mãe do menino sequestrado, e Mark Wahlberg, no papel de um “faz tudo” de Jean Paul Getty. 

Horários de exibição

UCI Orient Shopping da Bahia  Sala 6 (dub): 13h, 15h40, 18h20, 21h (leg)  UCI Orient Shopping Barra  Sala 8 (leg)(delux): 14h30, 17h30, 20h30  UCI Orient Shopping Paralela  Sala 6 (dub): 13h20, 16h, 18h50  Orient Cinemas Boulevard Shopping  Sala 3 (dub): 13h, 15h40, 18h20, 21h (leg)  Cinépolis Bela Vista  Sala 5 (dub): 14h, 17h, 22h40 (leg)  Cinemark  Sala 6 (leg): 21h10 | Sala 9 (leg): 16h  Saladearte Cinema da Ufba  Sala 1 (leg): 20h30  Saladearte Cine Paseo  Sala 1 (leg): 11h45  Saladearte Cine Paseo  Sala 2 (leg): 18h10