Rocketman e a menina vinda de Marte

kátia borges
08.06.2019, 05:00:00

Rocketman e a menina vinda de Marte


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O acaso brinca comigo de um modo que não entendo. Então algumas vezes faz sentido todo aquele engano. Eu nunca te disse que fui uma menina vinda de Marte, por exemplo. Houvesse dito e talvez você entendesse finalmente o encanto da coisa. Ah, sim, mais uma história meio doida. A criança que adaptou as antenas de borboleta da fantasia da irmã mais velha e pôs na testa.

E foi assim para a escola, provocando o riso dos colegas do jardim de infância. Queria apenas provar ter vindo de um outro planeta. Ah, nem te contei sobre o fato de a minha memória se organizar por músicas. Minha vida é uma espécie de playlist mnemônica. Da infância, trago a primeira canção que ouvi no rádio do meu avô. Um gigantesco rádio de madeira. Recuerdos de Ypacaraí.

E toda minha história com a música começa ali, às margens do lago azul, e em tupi guarani. Devia ter uns seis anos e, na época, sabia no máximo os pontos de Umbanda que aprendi com a minha avó, alguns cânticos católicos e os hinos que éramos obrigados a cantar, enfileirados no pátio da escola, no hasteamento da bandeira. Também lembro com nitidez o impacto de escutar Negro Amor pela primeira vez.

Numa tacada só, Dylan, Caetano e Gal entravam para sempre na minha vida. Meu pai dizia que Beatles era a maior banda do mundo. E também havia Elvis, The Pelvis. Ficou na malinha de mão do coração, a primeira música em inglês que escutei no rádio do chevette de meu pai. Rocketman. A possibilidade de flutuar no espaço fez a menina vinda de Marte sentir uma alegria danada no coração.

Minha irmã caçula diz que ler Vinicius de Moraes faz um estrago na vida da gente. Sessão da tarde ou show de horrores? Existe vida em Marte? Fico com Bowie. Gosto da ideia de oceanos no espaço, ondas de azul varrendo os subterrâneos do planeta vermelho, insuspeitos, como tudo aquilo que segue, no mais absoluto silêncio, o seu curso.

Anos depois veria bem de longe Elton John e Paul McCartney cantarem grandes sucessos em minha cidade, algo inimaginável para aquela menina tola com suas antenas de arame. Naquela época, a ilusão de sincronicidade já havia feito um estrago bem grande no coração, queimando fusíveis. E vai levar muito, muito tempo, até que passe.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bbb20-dennis-dj-lanca-funk-para-prior-e-manu-baco-canta-a-tropa-do-babu/
Reality show tem mobilizado as redes sociais e famosos têm aderido às torcidas
Ler Mais