Rossi faz jus à fama de garçom e é líder de assistências no Bahia

Atacante tem cumprido o prometido e deixado os companheiros na cara do gol

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 15 de abril de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Quando anunciou a contratação de Rossi, em janeiro, o Bahia fez brincadeira nas redes sociais e usou a imagem de um garçom. A relação, na época, tinha ligação com a famosa música de mesmo nome do saudoso cantor pernambucano Reginaldo Rossi, homônimo do atacante.

A piada nunca se encaixou tão bem. O camisa 11 ainda não balançou as redes pelo Esquadrão, mas tem se destacado no clube por outra característica: a de dar assistências para os companheiros.

Até a pausa no calendário do futebol brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus, Rossi entrou em campo nove vezes com a camisa azul, vermelha e branca. O atacante foi o responsável por três passes para gols no período e lidera a estatística como principal garçom do Esquadrão na temporada.

O número representa 37,5% do total de assistências do time principal do Bahia em 2020 e faz Rossi superar Juninho Capixaba na disputa. O lateral esquerdo é quem mais se aproxima, tendo conseguido dois passes para gols.

Apesar de ter atuado em nove dos dez jogos que a equipe comandada por Roger Machado fez este ano, as assistências de Rossi apresentam uma curiosidade: todas foram diante do mesmo adversário.

Quem está com a cabeça inchada só de ouvir o nome do atacante tricolor são os paraguaios do Nacional-PAR. Eliminado pelo Bahia na primeira fase da Copa Sul-Americana, o rival viu Rossi participar de três dos seis gols que o Esquadrão anotou na soma dos dois confrontos.

No encontro entre os dois times, na Fonte Nova, foi de Rossi o passe para Gilberto abrir o caminho do triunfo por 3x0 e garantir boa vantagem. No jogo de volta, em Assunção, capital do Paraguai, ele voltou a aparecer.

Primeiro descolou lindo lançamento para Élber entrar na área em velocidade e abrir o placar para o Bahia. Depois, o camisa 11 cruzou rasteiro para Gilberto, livre, marcar mais um e sacramentar a vitória por 3x1.

O Nacional ainda poderia ter sofrido mais, já que quando o jogo estava 0x0, Rossi deu um passe açucarado para Élber, mas o atacante desperdiçou a oportunidade.

Os números fazem Rossi liderar as estatísticas também nos números gerais da Copa Sul-Americana. O jogador do Bahia ocupa o posto de maior garçom do torneio internacional, ao lado dos uruguaios Bruno Correa, do Liverpool-URU, e Nicolas Rodríguez, do River Plate-URU.

Desde 2019...

A fama de garçom não é novidade na vida de Rossi. No ano passado, ele liderou as estatísticas no Vasco da Gama. Ao todo, o atacante somou sete passes diretos pelo clube carioca, quatro deles no Campeonato Brasileiro.

Para se ter uma ideia, Rossi já soma em 2020 metade das assistências que Moisés conseguiu no ano passado. O lateral, que hoje está no Internacional, foi o segundo melhor garçom do Bahia em 2019, com seis passes para gol. O atacante Artur, agora no Red Bull Bragantino, terminou a temporada passada na liderança, tendo participando de 11 tentos.    

Ao ser apresentado pelo Bahia em janeiro, o jogador já destacava essa qualidade:  “Quero encher (Fernandão, Gilberto e Arthur Caíke) de gols. Os centroavantes aqui vão estar bem servidos de passe para gols. Fazer de tudo, trabalhar forte para ajudar eles”, afirmou o atacante na época.

Rossi, assim como os outros jogadores do Esquadrão, estão de férias coletivas desde o dia 1º de abril. Assim como os clubes da Série A e da Série B, o tricolor irá ampliar o período por mais dez dias para analisar como estará a pandemia de coronavírus no possível retorno aos treinamentos e jogos. 

Confira todas as assitências de Rossi pelo Bahia