Sabatina com candidatos à Prefeitura de Salvador inicia nesta segunda (19)

CORREIO transmite evento no YouTube, Instagram, Facebook e site

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

Definir o vencedor da corrida por seu voto não costuma ser uma missão das mais fáceis. Afinal de contas, há muita coisa para se ponderar: qual a ideia de cidade que cada candidato tem? Como ela, ou ele, planeja colocar em prática o seu projeto de governo? Há condições para isso? Quais são? E, se não há, como contornar esse imbróglio? Para te auxiliar a ter essas -e outras- respostas, começa nesta segunda-feira (19) a série de sabatinas feita pelo CORREIO. O evento vai até a próxima sexta (23) e será transmitido no Instagram, Facebook, YouTube e site do jornal.

Como acompanhar

Plataformas: Youtube, Facebok e Instagram

Horários 19/10 11h às 12h - Major Denice (PT)Resumão das propostas: Garantir um mínimo de 50% das vagas da rede municipal para educação em tempo integral e dobras as vagas de creches em Salvador, construindo mais 50 grandes creches e fazendo parcerias com estabelecimentos comunitários. Também afirma que vai ampliar construção de encostas e reformar escadarias para melhorar o acesso às comunidades mais vulneráveis da cidade. Na saúde, quer criar mais 4 policlínicas e fazer a maternidade municipal.

13h às 14h - Cezar Leite (PRTB)Resumão das propostas: Geração de empregos através da desburocratização e redução de taxas e impostos; melhoria do atendimento à saúde com a informatização do sistema de marcação de consultas, atenção aos idosos e pessoas com deficiência e criação da rede de tratamento precoce para o combate à pandemia. Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública com valorização da GCM e uso da tecnologia para proteção do cidadão

20/10 11h às 12h - Bacelar (Podemos)Resumão das propostas: Implantar as Comunidades Educadoras, baseado na preparação e formação de educadores que visitam semanalmente as famílias dos estudantes das escolas municipais. Criação o Cartão de Estudante - Do Pré-Natal ao Primeiro Emprego e ampliação do investimento de recursos próprios para ampliação da rede pública de ensino. Ampliar a oferta de ônibus com ar-condicionado para toda a cidade até o final de 2021 e implementar novas soluções para o desenvolvimento da micromobilidade dos bairros, especialmente os populares, como na região do Miolo da cidade, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Centro da cidade. Otimizar o Movimento Salvador Vai de Bike e transformar o programa em meio de transporte para o trabalho, para além do lazer e diversão.13h às 14h -  Celsinho Cotrim (Pros)Resumão das propostas: Tem programa de governo em 11 áreas de atuação, todas elas em parceria com os governos federal e estadual, iniciativa privada, financiadores internacionais e organizações sociais. Promete implantar escola em tempo integral nas escolas municipais e ampliar o número de creches. Na área da saúde, ele prometeu ampliar o horário de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USFs) até às 22 horas e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

21/10 13h às 14h - Hilton Coelho (Psol)Resumão das propostas: Participação direta de segmentos setoriais e da população em conferências, desde a área da educação à saúde, para a tomada de decisões que orientarão as políticas públicas e a gestão. Criação de um banco de desenvolvimento municipal chamado Banco do Povo para articular as diversas atividades produtivas e tradicionais de Salvador. Articulação da mobilidade urbana com integração dos distintos modais e transformação do trem do Subúrbio Ferroviário num articulador regional.

22/10 11h às 12h - Olívia Santana (PCdoB)Resumão das propostas: Organizar a volta às aulas com segurança e garantir internet social para estudantes do ensino fundamental. Pretende criar uma secretaria de Políticas para as Mulheres e ampliar a participação feminina na gestão. Criação de casa de acolhimento temporário para mulheres em situação de violência. Na mobilidade, quer rever contrato e modelos de financiamento, além de redesenhar linhas de ônibus da capital baiana.13h às 14h - Rodrigo Pereira (PCO)Resumão das propostas: Aumento imediato de verbas na saúde para ampliar o número de testes à toda população, distribuição gratuita de máscaras, luvas, álcool e remédios. Redução de jornada de trabalho para 35 horas semanais sem redução salarial. Proibição de demissões durante a pandemia.

23/1013h às 14h - Bruno Reis (DEM)Resumão das propostas: Continuidade em relação à atual gestão. Implantação do Programa Vida Nova, com foco em desenvolver ações voltadas para o fortalecimento de unidades familiares. Convênio com o governo federal para criar programa de equidade para as mulheres chamado "Casa da Mulher Soteropolitana". Política para a infância e juventude com foco em preparar os jovens desde cedo para assumirem papel de destaque na sociedade. Ampliar o trabalho do Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra a Mulher e continuar o trabalho na Unidade de Políticas para Pessoas com Deficiência (UPCD).

Como será Com a mediação do editor Donaldson Gomes, oito dos nove aspirantes ao posto no executivo municipal vão responder a perguntas de entidades, especialistas, da redação e da população no tempo de uma hora. Prezando pela democracia, o jornal convidou todos os candidatos à prefeitura. Apenas o Pastor Sargento Isidório (Avante) recusou o convite, afirmando que só tem agenda em novembro.

Todos os candidatos e candidatas terão o mesmo tempo para responder às perguntas que serão feitas por personagens diversos. Responsável pelas ações digitais e de engajamento do CORREIO, Jorge Gauthier afirma que 24 entidades e associações que enviaram perguntas. Além disso, a sabatina têm à sua disposição 8 especialistas em variadas áreas técnicas e também conta com a participação popular: leitores podem mandar perguntas que serão filtradas ao vivo por uma equipe do jornal. Mais do que isso, durante a última semana a equipe de reportagem do CORREIO esteve na estação da Lapa e gravou um vídeo feito por um morador da cidade para cada um dos 8 candidatos que confirmaram participação.

"A sabatina tem um viés propositivo e quer auxiliar o eleitor a decidir quem é a melhor pessoa para ter seu voto. O grande critério é falar sobre o plano de governo para a cidade", afirma Jorge.

Editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra conta que todos os projetos da cobertura das Eleições 2020 buscam dialogar e ser um elo entre eleitor e candidato. A sabatina foi pensada como um espaço para que os candidatos esqueçam da disputa eleitoral e foquem no que realmente importa para eleitores e eleitoras: saber qual o projeto para a capital baiana.

“O grande barato da sabatina é que há uma diversidade de vozes e questões. A população terá voz e, portanto, é uma sabatina democrática. Uma grande oportunidade para o sabatinado falar sobre seus projetos para a cidade”, disse Linda.

Sabatina CORREIO: veja regras e calendário

Donaldson Gomes raciocina da mesma maneira. O editor entende que a Sabatina CORREIO é um palco para os candidatos, o que também significa que os eleitores poderão analisar a performance de cada postulante. Além disso, completa que o formato da sabatina, que é realizada desde as eleições de 2016, é um motivo de orgulho pessoal porque dá oportunidade para todos os postulantes falarem sobre suas ideias para um grande veículo.

“Quem tem um programa de governo bem estruturado pode se sair bem em meio às perguntas sobre temas variados, já aqueles que não possuem uma ideia mais certeira do que quer para o futuro de Salvador, podem escorregar”, disse o editor.

Cientista político e professor da Unilab, Cláudio André aponta que dar esse espaço de uma hora para absolutamente todos os candidatos reforça o debate de ideias e propostas, pontos que são caríssimos e fundamentais para um regime democrático.

O professor explica que em uma democracia representativa, partimos do pressuposto de que a livre competição deve ser assentada na igualdade de condições de disputa pelo voto. A imprensa cumpre um papel importante em promover debates, ainda mais quando permite que candidatos e candidatas dialoguem diretamente com cidadãos comuns.

Pandemia O coronavírus não acabou, a vacina ainda não chegou e ninguém sabe quando isso vai acontecer. Pensando nisso, o jornal tomou medidas para evitar que aconteçam aglomerações.

Donaldson, na figura de mediador, ficará na redação do CORREIO. Os sabatinados, por sua vez, ficarão de suas casas. É de lá que vão receber e responder as perguntas. “Essa é uma das poucas oportunidades que o candidato tem de detalhar  suas propostas de governo. Nessa eleição, esse espaço é mais valioso ainda pela pandemia, o que reduz a realização de debates; e a cláusula de barreira, que deixou dois candidatos à prefeitura em Salvador de fora do horário eleitoral gratuito”, afirma o editor.

Gerente de marketing do CORREIO, Marta Sousa explica que a pandemia mudou completamente a configuração dessas eleições. No entanto, as demandas democráticas seguem vigentes e o veículo deseja amplificar as vozes de eleitores.

A cobertura das eleições em meio a uma pandemia também levanta a questão da segurança da equipe. Neste aspecto, o jornal orienta que repórteres e fotógrafos tomem o devido cuidado. “Adotaremos critérios para realizar a cobertura sem colocar a equipe em risco”, disse Linda.

A editora-chefe cobertura ampla reforça o papel que o jornalismo tem para o exercício da cidadania: “O vozes da Comunidade é um projeto que reforça a importância do eleitor  usar o jornal, que é o veículo de maior circulação no Nordeste e um dos portais mais acessados do país, para chamar atenção dos problemas que quer ver resolvidos pelo candidato que se eleger”.

Parceiras do CORREIO, ITS Brasil e da E_studio garantem a conexão Realizar uma sabatina virtual com distribuição em três plataformas não é tarefa fácil. Para conseguir dar conta do recado, o CORREIO conta com as parcerias da ITS Brasil e da E_studio, que fornecem apoio técnico e internet de qualidade para o projeto. Responsável pela tecnologia do streaming e a realização digital da live, a E_studio tem uma grande responsabilidade nas mãos por ter que garantir que todos os convidados da sabatina tenham o mesmo espaço, aponta o sócio proprietário da empresa, Márcio Ribeiro: “Desde o começo, sabíamos da responsabilidade que era atuar nesse projeto. Estamos dando voz para a pessoa que vai governar nossa cidade pelos próximos 4 anos”, explica Ribeiro. 

 A internet de qualidade é garantida pela ITS Brasil, que tem parceria com o CORREIO desde lives de São João. Segundo o diretor comercial da companhia baiana, Naydson Leite, a ITS Brasil abraçou a causa por saber o papel que a informação tem na decisão de voto: “Acreditamos que as pessoas que estão em casa precisam saber escolher os candidatos com base em informação de qualidade. Por isso, ampliamos essa parceria”.

Na pandemia, a ITS Brasil realizou mais de 300 lives patrocinadas, mas a empresa não é recente. Com 17 anos de mercado, a companhia tem com foco a oferta de internet dedicada de qualidade para o cliente corporativo. Mesmo em caso de algum imprevisto, a empresa restabelece a conexão em até 4h.

A E_studio foi criada na pandemia com a união de duas empresas: a R2 Eventos e a Sakamoto Produções. Com o coronavírus, Fábio Sakamoto e Mariana Sakamoto juntaram as forças com Márcio Ribeiro para criar a companhia especializada em eventos virtuais por meio de streaming.