Saiba como escolher o sofá certo para sua sala

Peça é útil tanto para o morador quanto para o visitante; conheça os modelos mais tradicionais

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 12 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Se existe um móvel doméstico cuja utilidade é inegável, tanto para moradores quanto para as visitas, ele é o sofá. Presente nos domicílios dos cidadãos mais solitários às famílias mais populosas, a peça pode ser encontrada nas mais variadas dimensões, aparências e consistências, atendendo a todos os gostos.

Segundo decoradores, o primeiro ponto a ser considerado na hora de escolher o sofá ideal para sua casa é o tamanho do cômodo onde ele será colocado. De acordo com o designer de interiores Igor Damasceno, é preciso contar com um espaço de 70 cm a 1 metro para circulação ao redor do sofá. Por isso, uma boa alternativa é tirar as medidas do móvel pretendido e testar as dimensões no piso.

“Para caso de salas mais apertadas, como vemos em apartamentos pequenos, é possível encontrar sofás compactos, com assentos e braços mais finos e que podem ser acomodados com facilidade”, explica. Porém, diz, se o espaço não é problema, existem modelos que vão até oito lugares.

Considerar a funcionalidade do sofá no espaço que ele será instalado também é um aspecto importante na opinião do arquiteto Alex Galetti. Ele argumenta que a forma como a peça será usada pode interferir nas características do móvel escolhido.

“Se o cliente está montando um living ou sala social, indico uma peça com menor profundidade, pois o encosto não precisa ser muito alto. Porém, se o caso for um espaço para áudio e vídeo (home theater), o sofá mais indicado é o maior, inclusive os modelos retrátil e reclinável”, aponta.

Belo e prático

Uma preocupação para muitas pessoas na hora de escolher o melhor sofá é o tipo de material do móvel, principalmente o tecido usado no estofamento da peça. 

Para quem não quer dor de cabeça na hora de limpar o móvel, as opções de couro e corino são ótimas alternativas, inclusive para quem tem criança em casa. “Todavia, é importante lembrar que o couro tende a aquecer, e em uma cidade como Salvador, esse tipo de sofá pode não ser o modelo mais confortável”, ressalta Alex. 

Para orçamentos mais modestos, os tradicionais sofás de tecidos naturais são a melhor pedida, e para se despreocupar com o risco de manchas, uma boa solução é o uso de produtos impermeabilizantes.

Se a dúvida principal for a cor, os especialistas recomendam os tons neutros. “Cores mais chamativas, principalmente em um sofá maior, podem acabar desarmonizando com o ambiente. Mas é uma decisão que fica inteiramente ao gosto do comprador”, diz Igor.

Conheça as características de cada modelo  Sofá com capitone O acabameto com botões e aspecto de superfície acolchoada dão ares de requinte e luxo imediatos ao ambiente. Atualmente pode ser harmonizado  à mobília moderna, mas certamente combina principalmente com móveis clássicos. Sofá em madeiraTambém segue a linha retrô, e os modelos pés palitos estão em evidência. Esses sofás podem ter encostos mais baixos e, se forem usados frequentemente, podem não ser tão confortáveis. O  ideal é harmonizar com outros móveis em  madeira.

Sofá reclinável Excelente opção nos ambientes para curtir os novos sistemas de áudio e vídeo. Com modelos de encosto reclinável e suporte para os pés, oferece uma proposta  de experiência de conforto a quem usa o móvel, fazendo a pessoa se sentir em uma “cama”.

Sofá de canto  Os famosos sofás em ‘L’ são recomendados para quem tem espaço em casa, mas também podem servir para locais compactos que precisam de aproveitamento de espaço. Quando bem harmonizados com a mobília trazem elegância e aconchego.

Sofá Inflável A opção é a  menos comum nos lares brasileiros, mas existe e é uma ótima pedida principalmente para quem tem pouco espaço e pouco dinheiro, podendo ficar guardado até os momentos de uso e não ocupando espaço fixo na decoração.