Saiba como otimizar seu negócio em plataforma digital

tecnologia
13.08.2017, 22:45:00
(Foto: Divulgação)

Saiba como otimizar seu negócio em plataforma digital

Indisponibilidade e lentidão estão entre os problemas que mais irritam os consumidores na compra pela internet

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma interface bonita pode até atrair a atenção de visitantes, mas não é o suficiente para conquistar clientes. Com o objetivo de ajudar você a otimizar o seu e-commerce, Luis Fernando Cerri, fundador da Yaman Tecnologia, empresa de consultoria de performance e disponibilidade de negócios online, explicou quais são os erros mais comuns e como evitá-los. 

Confira: 

1 - Indisponibilidade do site
Acontece quando a capacidade do servidor não consegue atender o volume de interessados simultâneos, por exemplo a venda de ingressos para shows.

  • Como evitar: Planejamento e testes estruturais que simulam um alto tráfego, além de medidas de gestão eficiente, são fundamentais para dimensionar a infraestrutura e evitar falhas.


2 - Lentidão
Código mal escrito e estrutura mal configurada são dois dos fatores que mais contribuem para a lentidão de uma página. “Estimamos que 40% das pessoas abandonam o site quando o tempo de resposta é maior que três segundos”, comenta Cerri. 

  • Como evitar: Para contornar o problema, é necessário fazer uma avaliação, identificar os gargalos de configuração e as rotinas mais lentas para reescrevê-las.


3 - Erros de processamento
Escolher um produto e ser direcionado para a página de finalização da compra e dar de cara com um preço ou especificações diferentes é muito. Isso geralmente ocorre quando o sistema não foi adequadamente testado. 

  • Como evitar: O problema pode ser corrigido com a inserção de um processo de testes e qualidade. 
     

4 - Falhas de segurança
Vazamento de dados pessoais e fraudes ainda são dores de cabeça frequentes para quem compra pela internet. 

  • Como evitar: Utilizar validações automatizadas das aplicações para identificar toda e qualquer vulnerabilidade ali presente. 
     

O especialista ainda lembrou que a plataforma virtual é a vitrine da empresa para o mundo, logo qualquer um desses problemas citados pode comprometer a imagem do negócio no mercado. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas