'Sala de Roteiristas' promove MasterClasses com mulheres do mercado audiovisual

bahia
20.03.2021, 00:13:00
(Divulgação)

'Sala de Roteiristas' promove MasterClasses com mulheres do mercado audiovisual

As cinco aulas acontecerão entre os dias 23 de março e 08 de abril de forma gratuita e online; Confira a programação

O Laboratório Sala de Roteiristas realiza na próxima terça-feira (23), das 19h às 21h, a primeira de cinco MasterClasses gratuitas sobre o mercado audiovisual e suas relações com o trabalho dos roteiristas. O projeto reuniu um time de mulheres especialistas para falar sobre o assunto. A primeira edição tem como tema a "Escrita de projetos para editais de fomento do setor audiovisual" e será conduzida por Rubian Melo, produtora executiva, especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Audiovisuais. 

A partir de um modelo de edital de fomento público para uma obra audiovisual, Rubian Melo, que já atuou em projetos aprovados por todo país, vai falar sobre o que é essencial na escrita de um projeto, considerando o planejamento, a equipe, orçamentos e, sobretudo, a atuação do trabalho de roteiristas em todo o processo de escrita de um projeto para editais. 

As MasterClasses terão duração de 2 horas, são gratuitas e abertas ao público. As interessadas e interessados podem se inscrever através do formulário disponível no Instagram do projeto. 

Outros quatro encontros vão discutir temas relacionados com a participação das especialistas Luciana Damasceno, roteirista, atriz, coreógrafa, professora e fundadora da Cardume Curtas, streaming que visa fomentar e difundir o mercado para curtas-metragens brasileiros; Carla Copello, especialista no Desenvolvimento e realização de Projetos e Conteúdos Audiovisuais para o mercado de TV e Cinema; Verônica Aquino, advogada e especialista em Política, Gestão e Produção Cultura, com experiência em formulação de políticas de fomento à cultura; e Maíra Bianchini, Pós-doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas e integrante do grupo a-Tevê, da UFBA, onde pesquisa produção de ficção seriada televisiva.

Os eventos integram a programação do Laboratório Sala de Roteiristas, espaço de formação para os estudos e desenvolvimento de roteiros escritos por mulheres roteiristas iniciantes. Além da realização das MasterClasses, o projeto contempla também a realização de três oficinas de produção de roteiro (ficção em animação, ficção live-action e documentário). Cerca de 60 mulheres de diferentes regiões da Bahia participam da iniciativa. 

O projeto conta com a coordenação pedagógica de Maíra Bianchini, doutora em Comunicação e pesquisadora dedicada ao estudo do mercado audiovisual brasileiro e internacional. As oficinas estão sendo ministradas pela roteirista e produtora audiovisual, Carollini Assis; pelo roteirista e doutor em Artes Cênicas, Victor Cayres; e pelo roteirista e mestre em Educação, Gustavo Erick, co-fundador da Argonautas Filmes.

Confira a programação completa das MasterClasses do Laboratório Sala de Roteiristas: 

23/03 (terça-feira)
Tema: Escrita de projetos para editais de fomento 
Palestrantes: Rubian Melo
19h às 21h

25/03 (quinta-feira)
Tema: A curadoria e exibição de curtas metragens no mercado brasileiro - a experiência da Cardume TV
Palestrante: Luciana Damasceno 
19h às 21h

06/04 (terça-feira)
Tema: Roteiristas e os aspectos jurídicos na escrita de roteiros audiovisuais
Palestrante: Verônica Aquino
19h às 21h

07/04 (quarta-feira)
Tema: Desenvolvendo resultados de sucesso com players do mercado audiovisual.
Palestrante: Carla Copello 
19h às 21h

08/04 (quinta-feira)
Tema: Modelo de negócios no audiovisual: o espaço dos roteiristas
Palestrante: Maíra Bianchini
19h às 21h

Mais informações sobre o Laboratório Sala de Roteiristas estão disponíveis no site do projeto www.saladeroteiristas.com.br

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas