Salvador amanhece coberta de névoa; entenda o fenômeno

Temperaturas também baixaram na capital, com sensação térmica chegando a 24ºC

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2021 às 06:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nara Gentil / CORREIO

O inverno já começa a dar as caras em Salvador. Tanto que quem acordou cedo nesta quinta-feira (22) e botou a cara na janela se deparou com uma forte névoa, fenômeno incomum na capital baiana. Já a sensação términa também despencou para 'congelantes' 24ºC.

Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o fenômeno registrado em diversos pontos de Salvador foi uma névoa úmida, que atrapalha parcialmente a visibilidade.

"Isso não ocorre com muita frequência, principalmente na capital. Em regiões como o Recôncavo, Sudoeste e Chapada Diamantina é mais comum, principalmente no final do outubro e durante todo o inverno", esclarece a especialista.

[[galeria]]

O fenômeno meteorelógico chamou atenção dos soteropolitanos, que ficaram surpresos com a cena ao acordarem. A névia é uma condensação da água evaporada que ocorre próximo ao solo. Ela acontece quando a temperatura não está elevada o suficiente para dissipar a água evaporada. 

Na BR-324, a neblina está mais predominante, o que requer atenção dos motoristas que circulam na região. A previsão do tempo para os próximos dias em Salvador e Região Metropolitana é de chuva e céu nublado. Neblina atrapalha a visão na BR-324 (Foto: Reprodução/TV Bahia) A temperatura máxima hoje deve atingir 28ºC. Neblina foi vista em diversos bairros de Salvador no início desta quinta-feira (22)