Salvador está cotada para sediar jogo do papa Francisco ano que vem

Por Editoria de Esporte

  • Foto do(a) author(a) Editoria de Esporte
  • Editoria de Esporte

Publicado em 26 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Se tudo der certo, Salvador vai receber craques de nível mundial no ano que vem. A capital baiana está cotada para sediar a Partida pela Paz, promovida pelo Papa Francisco e que contribui com o trabalho da Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes, uma entidade sem fins lucrativos. A organização do amistoso é feita pela empresa de marketing esportivo Sport Mass, com sedes na Argentina e na Espanha. A agência já entrou em contato com o governo do estado, através da Secretaria de Turismo, e terá reunião também com a Arena Fonte Nova, onde pretende realizar o jogo. A Partida pela Paz já foi realizada duas vezes, em 2014 e 2016, ambas em Roma, e contou com a participação de ex-craques como Maradona, Baggio, Zanetti, Maldini, Del Piero e Valderrama, entre outros.

Clima de abandono no Barradão O Barradão viveu clima de desânimo do início ao fim do jogo contra o Grêmio no domingo. Algumas demonstrações: menor público do Leão na Série A deste ano (3.614 pagantes); torcida Os Imbatíveis não levou a bateria para o estádio; o sistema de som só se fez ouvir para convocar os hinos; e apenas cinco crianças mascotes entraram em campo com o time do Vitória. O Grêmio teve 11.

Nem as Leoas animaram no campo As Leoas da Barra, grupo de animadoras da torcida rubro-negra, trocaram o campo pela arquibancada e explicaram o motivo pelo Instagram: “Em virtude da situação delicada do Vitória, e pela preservação da segurança das Leoas, a instituição aconselhou a suspensão da animação em campo”. Outra ausência notada no gramado foi a do mascote rubro-negro, o Leão rastafári.Impeachment de Ricardo David? A má fase do time em campo fez a política voltar a ferver no Vitória, embora a eleição seja só em setembro de 2019. Na quinta-feira passada, um grupo de conselheiros enviou carta ao presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Catharino, pedindo abertura de processo de impeachment de Ricardo David por ter descumprido o artigo 41 do estatuto, pelo qual ele deveria ter apresentado cópia do imposto de renda 30 dias após a posse.

Campanha de PC já tem camisa Os protestos contra Ricardo David continuaram no fim de semana. Os quase 4 mil torcedores que foram ao Barradão puderam perceber desde a entrada do estádio que o ex-presidente Paulo Carneiro está em ritmo de campanha. Alguns vestiam uma camiseta preta com a frase “O retorno do mito” acompanhada de  “#VoltaPC”. Paulo Carneiro foi presidente do Leão de 1991 a 2005 e divide opiniões entre a torcida rubro-negra.

Futebol de areia deu o que falar O Vitória deu o que falar na final da Copa do Brasil de futebol de areia, em que perdeu do Sampaio Corrêa por 7x2, sábado, no Rio. Mas não pela derrota por goleada, e sim pelo uniforme de 2012 usado pelos atletas de linha, ainda tendo a Penalty como fornecedora, enquanto o goleiro usou uma camisa da Puma, que também não patrocina mais o clube. O Vitória explica que cedeu a marca à Federação Baiana de Beach Soccer, “sendo de responsabilidade do parceiro a produção do material esportivo de jogo”. E também que “ainda assim, o rubro-negro enviou material esportivo da fornecedora de material Topper”, que é o atual patrocinador. Só que o time não usou.