Salvador faz mutirão para cadastrar adolescente com comorbidades

Preparação para vacinação contra covid-19; confira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2021 às 12:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho

Nesta sexta-feira (06), as 155 unidades básicas da capital baiana participarão do mutirão para atualização e/ou cadastro dos adolescentes entre 12 e 17 anos com as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação na estratégia de vacinação contra covid-19. 

A mobilização acontece das 08 às 16 horas e é uma oportunidade de facilitar o acesso do grupo à habilitação na estratégia. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) habilitarem o público para estratégia.  

É importante que antes de se dirigir ao Posto de Saúde, o paciente consulte o seu nome na plataforma digital da SMS através do site.

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza a mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

Até o momento, cerca de 1.200 jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município. 

“Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. Essa ferramenta digital que deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestarem a comorbidade dos seus pacientes para que os mesmos tornem-se aptos à vacinação. Quando tivermos a sinalização do governo federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Veja a lista de comorbidades que puderam se vacinar até agora:Doença renal crônica Síndrome de Down Transplantados* Imunossuprimidos (HIV) Pneumopatias crônicas Insuficiência cardiáca Hipertensão pulmonar Cardiopatia hipertensiva Sindromes coronarianas Valvopatias Miocardiopatias Pericardiopatias Doenças da Aorta Arritmias cardíacas Cardiopatias congênita no adulto Prótese valvares Dispositivos cardíacos implantados Hipertensão arterial (HAR) Obesidade mórbida Doença cerebrovascular Doenças hepáticas crônicas/Cirrose hepática Diabetes mellitus Anemia falciforme