Salvador ganha espaço para coworking de startups

A reinauguração do espaço contou com a participação de empreendedores e autoridades

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 21 de julho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho
A estrutura do espaço traz um café, sala de meditação entre outras coisas por Arisson Marinho

Um negócio diferente: em vez de escritórios tradicionais, um espaço gigante com profissionais de diversas áreas tendo ideias para empreender. Na pausa do trabalho, dá para meditar, tomar um café ou apreciar uma das vistas mais belas de Salvador, a Baía de Todos os Santos. A descrição parece até a de um espaço de lazer, mas se trata do Hub Salvador, um espaço de coworking com capacidade para abrigar até centenas de pessoas.

O empreendedor que optar por trabalhar no Hub Salvador, reinaugurado no final da tarde desta sexta-feira (20), vai pagar uma taxa a partir de R$ 400 para ganhar espaço, luz, água, internet, telefonia, sala de descanso e possibilidades de fazer negócios com outros profissionais. Foi justamente por isso que André Luiz, 28 anos, escolheu o local. Ele vê no lugar uma oportunidade de conhecer novas pessoas.  “Eu acho que muito da inovação do Nordeste vai canalizar no Hub. Para mim, é importante está no início de um espaço que vai trazer tecnologias e startups para cá”, afirmou. 

As sócias da startup Solos, Saville Alves, 26 anos, e Gabriela Tiemy, 29 anos, também estão no Hub. “Fazemos parte de uma comunidade e estamos conhecendo novos clientes e parceiros de negócios. Sem contar na própria estrutura física, que é diferente dos locais convencionais”, disse Saville. 

[[galeria]]

Da acordo com o gestor de comunidades, André Farias, o Hub Salvador é uma alternativa mais viável para o empreendedor. “Do ponto de vista de custo benefício, o Hub oferece muitos mais benefícios do que uma sala comercial, por exemplo. Se o profissional quiser receber um cliente, nós temos salas privativas e salas de reunião, apontou. 

Fruto de uma parceria público privado, o Hub é gerido por um consórcio formado pela DP Participações, Bossa Nova, que é o maior fundo para startups do Brasil, e a Prefeitura de Salvador.

 A subsecretária Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Mila Paes,   falou que o espaço vai ajudar a manter novos talentos na cidade. “Estamos apoiando desde a ideia da concepção  até a implementação, porque Salvador estava perdendo muitos talentos por não ter espaço. O hub é um olhar para o futuro,” contou.

Inovação é tema do Agenda Bahia

O ecossistema de inovação de Salvador, do qual as startups são parte fundamental, também estará em debate durante o seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece em 8 de agosto, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), durante o Fórum Agenda Bahia 2018. A Prefeitura de Salvador, inclusive, é uma das apoiadoras do Agenda Bahia, evento que é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, e apoio institucional também da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia. Para participar do seminário, inscreva-se aqui.

Além do seminário, o Fórum Agenda Bahia 2018 também tem na sua programação o Desafio de Inovação Acelere[se], iniciativa do Correio e da Rede+ que vai oferecer 12 semanas gratuitas de aceleração para oito empresas. As inscrições são feitas pelo site: especiais.correio24horas.com.br/acelerese. Ao todo, oito startups serão selecionadas para receberem mentorias especializadas, terem acesso a espaços de coworking da Rede+, ganharem visibilidade, com a cobertura do Correio e a realização de vídeo das startups; participarem de capacitações semanais para ajudar no desenvolvimento do negócio e, ao final das 12 semanas do programa, terem contato com potenciais investidores.