Salvador recebe mais 10 ambulâncias do Samu para atuar na pandemia

Unidades faziam parte da reserva de veículos do município

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 18 de junho de 2020 às 10:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

A pandemia obrigou a prefeitura de Salvador a colocar em circulação as 20 ambulâncias reservas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta quinta-feira (18), foram entregues dez unidades durante evento na Orla da Pituba. Outras dez já havia sido entregues no começo da quarentena. Agora, são 61 equipes, 20 a mais que em fevereiro.

O prefeito ACM Neto afirmou que com as 10 novas ambulâncias entregues nesta quinta-feira, Salvador passa a ter 81 novos profissionais trabalhando no Samu. São sete novos médicos, 11 enfermeiros, 38 técnicos de enfermagem e 25 condutores.

"A gente chega hoje a mais de mil profissionais trabalhando apenas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Quando eu cheguei à prefeitura, o Samu tinha problemas de infraestrutura, de falta de pessoal e, portanto, tinha problemas para atender a população como ela precisava", disse. 

Atualmente, Salvador está com 78% dos leitos de UTI ocupados - a taxa é menor que os 84% registrados no início da semana - e com 77% das acomodações clínicas em uso.

"Agora, com esse momento de panedemia, o Samu passa ter um papel imprescindível e insubstituível que é atender a população em suas casas, de receber o primeiro atendimento, de ser transportado para uma unidade de saúde. Quando entramos na pandemia, tínhamos 41 equipes do Samu. Aumentamos para 51 e agora para 61, ou seja, aumentamos em 50% a capacidade de atendimento", afirmou.

Neto afirmou também que a prefeitura inciou um processo de contratação de mais 15 equipes para atuar no Samu. O coordenador do serviço, Ivan Paiva, contou que a quantidade de chamadas pelo 190 dobrou por conta do novo coronavirus. Antes, eram cerca de 8 mil chamadas na cidade por mês. Em maio, foram quase 16 mil."Muita gente liga para querer apenas informações, por isso, criamos uma setor para atender essas pessoas. Quando alguém liga para esclarecer uma dúvida, nós direcionamos para esse departamento para evitar que ele bloqueie a linha para quem está ligando porque precisa de atendimento de urgência", disse.As ambulâncias entregues estão equipadas para atendimentos de urgência e começam a operar a partir desta quinta-feira. 

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, afirmou que todas as equipes extras que vão atuar no Samu estão sendo pagas com recursos do município, e disse que a ampliação do serviço vai permitir a atuação  desses profissionais em outras áreas.

“Tem duas coisas que estão nos preocupando muito apesar de não ser atribuição do Samu, mas que estamos apoiando. A primeira delas é o transporte de pacientes, das UPAs para as unidades de saúde, ou de uma unidade que não tem leito covid para uma que tem, por exemplo. Essa é uma função da Central Estadual de Regulação, mas estamos trabalhando irmanados. O secretário Fábio Vilas Boas é o coordenar do Sistema Único de Saúde no estado e nós estamos juntos com ele para apoiá-lo em todos os sentidos”, afirmou.

A segunda questão é o aumento na quantidade de óbitos em casa. Apenas na sexta-feira (12), foram 20 casos. Léo Prates contou que a prefeitura contratou dois médicos para atuar exclusivamente com a certificação dessas mortes, e que na tarde desta quinta-feira vai se reunir com representantes da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR) para estabelcer os fluxos de atendimento desses casos.