Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador registra ventania de 43 km/h nesta segunda (27)

Travessia Salvador - Mar Grande está suspensa, sem previsão de retomada, diz Astramab

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2022 às 17:42

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO
. por Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Os ventos em Salvador chegaram a velocidade de 43,6 km/h nesta segunda-feira (27), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), por volta das 14h. Na estação meteorológica do aeroporto, em Lauro de Freitas, as rajadas atingiram os 48km/h, números que os classificam como moderados a fortes. O fenômeno fez com que a travessia Salvador-Mar Grande tivesse operações suspensas desde a manhã, sem previsão de retomada.

A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) diz que atende uma recomendação da autoridade marítima, a Capitania dos Portos da Bahia, que também recomendou suspensão das operações das escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos. Isso porque desde o início do dia a velocidade permanece moderada, acima dos 20 km/h. Em dias normais, os ventos costumam ficar na média entre de 5 a até 10km/h.

De acordo com dados horários do Inmet, Salvador já amanheceu com velocidades altas: Às 6h, 30km/h, com subidas sequentes ao longo do dia. Veja gráfico:

Isso se deve ao sistema de alta pressão que está atuando entre o Centro-leste e o Centro-Oeste do Brasil, os chamados anticiclones, que intensificou ventos na faixa leste da Bahia. "O mesmo acontece no Espírito Santos e possivelmente em Sergipe e Alagoas, uma vez que o sistema traz mais umidade do oceano para o continente, com ventos e chuviscos", esclarece o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet.

A previsão, no entanto, é de diminuição dessas velocidades nos próximos dias, consoante a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Para a terça (28), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia e ventos a 20km/h. Entre quarta e sexta, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuvas fracas e isoladas e ventos a 16 km/h. O mesmo tempo permanece para o fim de semana, com céu parcialmente nublado e temperaturas entre 21ºC e 30ºC.

[[galeria]]

Travessia lenta

O mau tempo que atingiu Salvador nesta segunda-feira (27) afetou também a operação dos ferries que fazem a travessia entre Salvador e Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. De acordo com a Internacional Travessias Salvador, com chuvas, ventos e estado da maré, os ferries estão realizando as travessias em tempo superior ao que ocorre normalmente. 

"O procedimento é adotado para melhor segurança da travessia e para minimizar o desconforto dos usuários, reduzindo o balanço da embarcação", informou a empresa.