Salvador sedia diálogo sobre presença de mulheres na política institucional

Estão confirmados nomes como Olivia Santana, Vilma Reis, Maria Marighella, Taliria Petrone e Erica Malunguinho

Publicado em 28 de abril de 2022 às 08:20

. Crédito: Foto: Divulgação

Por onde andam as mulheres na política institucional? Quais espaços são oferecidos para esse perfil? Como fazer para que elas ocupem essa esfera de poder? São questões postas à mesa e que o encontro "Mulheres e Política: Feminismo e Antirracismo nos espaços de poder" que colocar no mundo.

O evento acontece a partir das 19h do dia 29 de abril (uma sexta-feira), no Goethe Institut, no bairro da Vitória, em Salvador, Bahia. A atividade é uma iniciativa da Fundação Rosa Luxemburgo, com o apoio do Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, e reúne representantes da política institucional progressista do Brasil, Chile, Alemanha e Portugal. 

O objetivo é promover diálogos para o rompimento das políticas sexistas e patriarcais existentes no mundo e promover esperança para novos e outros caminhos para as políticas institucionais.

Entre os nomes confirmados estão: Vilma Reis, socióloga e pré-candidata a deputada federal, Maria Marighella (PT), vereadora de Salvador, Taliria Petrone (PSOL), deputada federal pelo Rio de janeiro,  Érica Malunguinho (PSOL), deputada estadual de São Paulo, Jô Cavalcanti (PSOL), a co-deputada estadual de Pernambuco pelas JUNTAS, Beatriz Gomes Dias (Bloco de Esquerda), vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, Javiera Cabello, atual chefe de gabinete da Ministra da Mulher e da Igualdade de Gênero no Chile e Violetta Pock, chefe do grupo parlamentar municipal de esquerda de Kassel, cidade de 200 mil habitantes no centro da Alemanha. Por fim, também está confirmado o nome da deputada estadual Olívia Santana. A mediação é da jornalista Christiane Gomes.

CONHEÇA O CORREIO AFRO

"A medida que o discurso e a ação conservadora avançam no Brasil e no mundo, mulheres de esquerda, comprometidas com a democracia real e efetiva se organizam para cada vez mais ocupar os espaços de poder institucional" destaca Christiane Gomes. 

Ela completa: "mais do que promover uma resistência ao sucateamento das políticas públicas e ao discurso de ódio, estas mulheres representam uma nova estética política. Não é uma maré passageira, mas um oceano que se expande e que veio para ficar".

A atividade presencial será apenas para pessoas convidadas, mas terá transmissão Ao Vivo no youtube da Fundação Rosa Luxemburgo.