Salvador sediará congresso de turismo religioso; veja programação

Arquidiocese de Salvador espera reunir 600 fiéis de todo o país em maio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 01:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Dando um pontapé no segmento religioso do turismo, o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso será realizado entre 9 e 12 de maio, na capital baiana. A iniciativa da Arquidiocese de Salvador espera reunir 600 fiéis durante o evento, que acontecerá no Fiesta Convention Center, no Itaigara.

A programação conta com três mesas redondas de discussões e quatro grandes palestras dadas por importantes líderes religiosos do Brasil, dentre elas: dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor; padre Daniel Aguirre, reitor do Santuário Nossa Senhora Salete em Caldas Novas (GO); e dom Murilo Sebastião Ramos Krieger,  arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

“É o primeiro congresso que estamos realizando no Brasil. Hoje, no país, existem diversos eventos, como simpósios, fóruns, mas estamos construindo um evento de peso, em que esperamos 600 pessoas dinamizadoras de uma cultura de paz. Outros eventos são realizados, mas nunca um congresso”, celebrou o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral do Turismo (Pastur).

De acordo com a Pastur, cerca de 6 milhões de pessoas consomem o turismo religioso na Bahia anualmente, com destaque à Igreja do Senhor do Bonfim, ao Monumento à Irmã Dulce e da cidade de Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco. Filho destaca que o turismo religioso é importante porque é um segmento sem sazonalidade: pode ser desenvolvido ao longo de todo o ano.A inscrição custa a partir de R$ 180 e está disponível no site http://www.congressoturismoreligioso.com.br/.“É uma possibilidade de desenvolvimento para o mercado de turismo. O congresso trará desenvolvimento, irá ampliar a possibilidade de empregos, gerando emprego e renda, além da promoção da paz e da justiça social. É uma nova modalidade turística para Salvador”, destacou o padre Manoel.

O objetivo da Pastur, de acordo com o padre, é incentivar que turistas venham a Salvador e à Bahia especificamente para consumir os destinos religiosos.“Muitas pessoas vêm para a cidade e acabam vindo para a Igreja do Senhor do Bonfim. Nosso objetivo é fazer com que esses destinos atraiam por si só mais turistas, que eles venham para ver especificamente esses lugares”, explicou padre Manoel.O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos, explica que é um momento de expansão do turismo religioso na Bahia, com a criação do Caminho da Fé e com intervenções em igrejas e monumentos locais.

“O turismo religioso começa agora a se desenvolver. Apesar de haver uma tradição das pessoas de virem ver a Igreja do Senhor do Bonfim, esse nicho começa a se desenvolver agora na Bahia. Agora, com o Corredor da Fé e com obras importantes de Irmã Dulce, isso se torna um atrativo maior para o turismo baiano”, avaliou Lemos.

Confira a programação:09 de maio (Quarta-Feira) 18:00 Abertura Solene e Apresentação Cultural

10 de maio (Quinta-Feira) 09:30 – 10:30 Palestra Magna de Abertura Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz  Dom Orani, Cardeal Tempesta - Arcebispo Do Rio De Janeiro. 10:30 – 11:30 Análise de Caso Jornada Mundial Da Juventude e Legado de Paz para o Rio De Janeiro  Padre Omar Raposo - Reitor do Santuário do Cristo Redentor. 11:30 Pocket Show Mensagem do Padre Omar Raposo 12:00 – 14:00 Intervalo Para Almoço 14:00 – 16:00 Mesa Redonda Sobre Desenvolvimento Sustentável e Turismo Religioso Círio De Nazaré (Pará) - O Impacto na Economia de Belém de Pará Durante a Semana do Círio Ivaldo Das Dores Silva - Coordenador de Planejamento das Políticas de Turismo – Pará. Admilson Alcântara da Silva - Coordenador de Estudos, Pesquisa, Estatística e Informação de Turismo do Estado do Pará. Madre Paulina (Santa Catarina) – Nova Trento Antes e Depois da Canonização Pedro Kempe - Sócio-Diretor da Domus Operadora de Turismo – Paraná. Nossa Senhora Salete (Goiás) - A Construção e Implantação de um Santuário Numa Est Ncia Hidro Termal Padre Daniel Aguirre - Reitor do Santuário Nossa Senhora Salete, Caldas Novas - Goiás. 16:00 – 16:30 Intervalo - Coffee Break 16:30 – 18:00 Missa Celebração Eucarística com Entronização da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim da Bahia Padre Edson Menezes – Reitor da Basílica do Bonfim

11 de maio (Sexta-Feira) 09:00 – 10:30 Análise de Caso O Santuário de Aparecida e os 12 Milhões de Multiplicadores da Paz 10:30 – 12:00 Mesa Redonda Sobre a Fé nos Caminhos da Bahia A Capital da Fé do Povo Baiano. Bom Jesus da Lapa e Sua Gruta Pe. Rosilvado Mota, Cssr - Administrador Econônomo do Santuário de Bom Jesus da Lapa. A Cidade Que Nasceu do Milagre: Nossa Senhora das Candeias Fr. Jorge Luiz Soares, Ofmconv - Reitor do Santuário de Nossa Senhora das Candeias - Bahia. Uma Visão de Fé. A Cidade Santa e o Empreendedorismo Pela Evangelização Padre Daniel Aguirre - Reitor do Santuário Nossa Senhora Salete, Caldas Novas - Goiás. 12:00 – 14:00 Intervalo Para Almoço 14:00 – 16:00 Mesa Redonda - A Cidade do Salvador, Fé, Templos e Roteiros  O Sebrae e Visão Empreendedora do Turismo Religioso em Salvador  Hirlene Pereira - Gestora do Projeto de Turismo Sebrae/Ba. Cidade Baixa, Terra de Santos e Santas, Casa do Senhor do Bonfim  Maria Rita - Presidente das Obras Sociais Irmã Dulce. O Centro Histórico e a Arte Feita Para Rezar  Francisco Senna - Arquiteto e Historiador. 16:00 – 16:30 Intervalo - Coffee Break 16:30 – 17:30 Palestra Magna De Encerramento Turismo Religioso e Caminhos Para a Promoção Humana Integral Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger - Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. 17:30 – 18:30 Apresentação Cultural

12 de maio (Sábado) 08:00 – 13:00 Famtour Turismo Religioso em Salvador Famtour para conhecer Igrejas e Santuários que contam a História da Cidade. São dois Itinerários de Fé.