Salvador terá evento gratuito sobre mudanças climáticas nesta quarta (15)

salvador
14.01.2020, 18:50:00

Salvador terá evento gratuito sobre mudanças climáticas nesta quarta (15)

O evento será no Teatro Gregório de Mattos e contará com a presença do prefeito ACM Neto

Acontecerá nesta quarta-feira (15), às 16h, um debate para as tratativas iniciais para a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador, parte integrante da Estratégia de Resiliência lançada pela Prefeitura em março de 2019. O evento será no Teatro Gregório de Mattos e contará com a presença do prefeito ACM Neto.

Aberto ao público, o evento terá a participação do cientista e climatologista brasileiro Carlos Nobre, que integra a equipe de consultores para o documento. Além disso, acontecerão reuniões técnicas paralelas para instituições convidadas. O calendário com os demais eventos que serão realizados ao longo do ano será divulgado posteriormente.

O plano, que deve ser elaborado em um período de nove meses, contará com uma estratégia de comunicação e mobilização de atores locais diversos: sociedade civil, órgãos públicos, empresas e técnicos especializados. O objetivo é engajar a população soteropolitana e, para isso, serão realizados 15 eventos voltados para divulgação de informações e engajamento.

Mecanismos
Salvador tem buscado, ao longo dos últimos anos, mecanismos e estratégias para saber como lidar com as alterações climáticas. Desta forma, a cidade fica cada vez mais perto de cumprir as metas do Acordo de Paris, que cria compromissos locais e globais para mitigação e adaptação climática, além de metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

O desenvolvimento do Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima tem o papel de colocar a capital baiana em posição de referência entre as principais cidades do mundo, além de reforçar o papel central dos municípios para ação e implementação da agenda climática.

O plano será desenvolvido por um consórcio formado pela WayCarbon, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a ONG internacional WWF, além de uma equipe de consultores e do apoio local da Aganju Sustentabilidade. Já os recursos para tornar a execução possível serão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/