Salvador terá mutirão e palestras sobre artrite reumatoide; veja programação

Pacientes poderão ser atendidos e encaminhados para tratar a doença

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2019 às 17:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O dia 12 de outubro não é dedicado apenas a Nossa Senhora Aparecida ou às crianças. A data também marca o Dia da Conscientização da Artrite Reumatoide e, por conta disso, Salvador terá uma programação a partir das 9h desta segunda-feira (14).

O evento será realizado na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), onde serão realizadas palestras e haverá um mutirão para identificar e orientar pacientes sobre a doença.

As palestras, que terão início às 9h, serão ministradas por profissionais, que abordarão os seguintes temas: reabilitação; direitos dos portadores da artrite reumatoide; diagnóstico precoce; otimização do tratamento e alternativas; acesso ao tratamento medicamentoso; e nutrição. Para participar, é necessário reservar uma vaga pelos telefones (71) 3012-3755 ou (71) 9 9983-9333.

Já o mutirão acontece a partir das 14h. Uma equipe de profissionais auxiliará pacientes que já têm a doença e pessoas com suspeitas, onde será dado o encaminhamento adequado para a realização de exames ou consultas, além de tirar dúvidas da população sobre o assunto.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune e que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de articulações do corpo humano, como mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical, além de poder afetar órgãos internos, como rins, pulmões e coração.

O evento é realizado pela Clínica IBIS (Instituto Bahiano de Imunoterapia) e tem o apoio da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

Confira a programação completa:

9h – Reabilitação na Artrite Reumatoide: O Papel da Fisioterapia. Com o fisioterapeuta Cristiano Sena

9h20 – Direitos dos Pacientes Portadores de Artrite Reumatoide: Visão do Advogado. Com o advogado Tiago Campos

9h50 – Diagnóstico Precoce com a Dra. Emanuela Pimenta

10h10 – Otimização do Tratamento: Redução de Danos Articulares com o Dr. Rafael Carvalho

11h – Tratamentos Alternativos: Verdades e Controvérsias, com o Dr. Gustavo Behrens

11h20 – Acesso ao Tratamento Medicamentoso

11h40 – Nutrição Adequada: Importância concomitante ao tratamento, com a Nutricionista Andréa Burgos

14h – Mutirão Artrite Reumatoide

Serviço Ciclo de Palestras Data: 14/10 Horário: A partir das 9 Horas Local: Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Campus Paralela, Módulo 3 – 5º Andar, nas salas 506 e 507 Endereço: Av. Luís Viana, 8812 - Paralela, Salvador Inscrições e informações: 71 3012-3755 ou 71 9 9983-9333