Sedur orienta moradores e comerciantes para dia da Lavagem do Bonfim

Órgão vetou venda de bebidas em garrafa de vidro e camarotes em residências

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 15:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva

A Lavagem do Bonfim está próxima. Na próxima quinta-feira (17), os fiéis sairão pelas ruas da Cidade Baixa fazendo o exercício de sua fé. Para garantir a segurança durante os festejos do Senhor do Bonfim, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (11), a “Pré-Operação Lavagem do Bonfim”. Este é um trabalho preventivo em estabelecimentos comerciais e imóveis localizados em todo circuito da lavagem, que vai da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim.

A estimativa é que sejam visitados cerca de 100 estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, depósitos e imóveis com sacadas. Os responsáveis pelos estabelecimentos estão sendo orientados a não comercializar bebidas em recipientes de vidro. Já os proprietários de imóveis da localidade foram instruídos a não utilizar as marquises e sacadas das residências como camarotes, para não acumular pessoas e comprometer a estrutura física dos locais.

Os responsáveis pelos estabelecimentos também foram informados sobre a proibição do uso de mesas, cadeiras e toldos nas calçadas, para que essas estruturas não interfiram no livre acesso dos pedestres. Além disso, a exibição de qualquer tipo de publicidade está vedada, sejam faixas, banners, placas e até panfletagens alusivas à marcas ou pessoas durante o percurso.

Coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas explica que esse primeiro momento da ação é um trabalho educativo e de orientação. No dia da lavagem, equipes do órgão fiscalizarão se as recomendações estão sendo seguidas. Em caso de descuprimento, os locais podem ser punidos com interdição e multas, que variam de R$ 100 a R$ 4 mil.  

"A Lavagem do Bonfim é uma das festas mais tradicionais do Brasil e atrai gente do mundo todo. Essa fiscalização que abrange todos esses 8km de percurso é importante para garantir que não ocorra nenhum tipo de incidente durante a festa, levando segurança e tranquilidade para todos os baianos e turistas", afirma Everaldo.