Seleção feminina da Holanda troca leão por leoa no escudo

Novidade será apresentada na abertura da Eurocopa, domingo (16), contra a Noruega

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2017 às 16:42

- Atualizado há um ano

Seleção holandesa feminina de futebol apresenta o novo uniforme (Foto: Divulgação)A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e a Nike aproveitaram a proximidade da Eurocopa feminina, que será disputada no país a partir de domingo (16), e inovou com uma ideia que aproxima o esporte das discussões de gênero. O escudo da federação, representado por um leão, foi trocado por uma leoa na camisa da seleção da Holanda. 

Segundo a federação, a mudança já estava prevista para acontecer em 2018 e foi antecipada por causa da Eurocopa. Por enquanto, o escudo com a leoa será utilizado só na partida de abertura, contra a Noruega, domingo. E passará a ser usado definitivamente no ano que vem.A juba que caracteriza o leão sai de cena para dar lugar à leoa na camisa (Foto: Divulgação)Holanda e Noruega estão no grupo A, junto com Dinamarca e Bélgica. Assim como a versão masculina, a Eurocopa feminina acontece de quatro em quatro anos e tem a Alemanha como atual campeã. As alemãs venceram oito das 11 edições disputadas. A Noruega tem dois títulos e a Suécia, um. A final deste ano será no dia 6 de agosto, no estádio do Twente, na cidade de Enschede.

Apesar da competição feminina não ser tão badalada quanto a masculina, há uma grande preocupação das autoridades de segurança holandesas com a ameaça terrorista. Segundo a agência France Presse, a investigação iniciou após a publicação de uma mensagem detectada pela SITE Intelligence Group, que vigia as comunicações das organizações terroristas islâmicas. O Estado Islâmico pediu, em mensagem no aplicativo Telegram, que "lobos solitários" cometam um atentado em Utrecht, durante o jogo entre Inglaterra e Escócia, que vai ser disputado no dia 19.