Sem consenso: até escolha de homenageados virou disputa política

Por Editoria de Esporte

  • Foto do(a) author(a) Editoria de Esporte
  • Editoria de Esporte

Publicado em 30 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O racha político dentro do Bahia é cada vez mais evidente. Desta vez, até a escolha dos homenageados com a Comenda Waldemar Costa – honra máxima dada pelo clube e que leva o nome do primeiro presidente tricolor – virou alvo de disputa. Segundo a norma estabelecida anteriormente, três comendas são dadas a cada ano. Geralmente, os nomes são escolhidos por consenso entre os conselheiros, para que não haja constrangimento de uma disputa entre os ‘honoráveis’. Neste ano, porém, não houve consenso. Cinco nomes foram indicados, numa clara disputa entre grupos dissidentes. No final, sem ninguém ceder e para evitar que algum honorável passasse o constrangimento de perder a homenagem, o Conselho preferiu votar uma nova norma, mudando o número de comendas entregues por ano de três para cinco.

Os cinco escolhidos

Vale lembrar que os cinco homenageados com a Comenda Waldemar Costa serão Benedito Borges (vice-presidente do título de 1959), Adherbal Amaral (funcionário símbolo do clube), Antonio Pithon (ex-presidente tricolor e arquiteto do Fazendão, in memoriam), Pedro Barachisio Lisboa (advogado de Jorge Maia na ação que resultou na intervenção judicial) e Leandro Fernandes (ex-secretário do próprio Conselho).

Explicações de Marcelo Sant'Ana

O ex-presidente tricolor, Marcelo Sant’Ana, é esperado na reunião do Conselho Deliberativo do próximo dia 22 para prestar esclarecimentos sobre o contrato assinado pelo Bahia com o canal Esporte Interativo para transmissão dos jogos da Série A em TV fechada a partir da próxima temporada. 

A gestão atual, de Guilherme Bellintani, identificou que o valor a ser pago ao Esquadrão no contrato que foi assinado é menor do que o que havia sido divulgado – inclusive para o próprio Conselho – na época da negociação, feita em 2016, na gestão de Sant’Ana. Os direitos na TV fechada foram vendidos até 2026, com luva (bônus pela assinatura do contrato) de R$ 40 milhões.

Reclamações no estádio de Pituaçu

O estádio de Pituaçu não é mais o mesmo desde a inauguração da Fonte Nova. Na última quarta-feira, Bahia e Cerro-URU se enfrentaram pela Copa Sul-Americana. Apesar do triunfo tricolor por 2x0, muitos torcedores ficaram na bronca com a falta de iluminação nos corredores do estádio. Para piorar a situação, muitas cadeiras sujas, ressecadas e soltando tinta. Além disso, o placar eletrônico do estádio não estava funcionando.

Gilberto de boa em Itinga

O atacante Gilberto, do Bahia, não se destaca só pelos três gols marcados em três jogos pelo tricolor. Antes mesmo de estrear pelo clube, o jogador demonstrou simplicidade ao parar o carro perto do Fazendão, no bairro de Itinga, para fazer compras em um mercadinho. Imagine se fosse agora...

Curso de Gestão Esportiva em Salvador

Estão abertas as inscrições do curso de Gestão Esportiva, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, das 9h às 18h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Profissional do CRA-BA. O curso será comandado pelo professor e administrador Wilson Manoel. Inscrições no site www.cra-ba.org.br.