Semana do Meio Ambiente: por mais sustentabilidade na construção civil

Por Cláudio Cunha*

  • Foto do(a) author(a) Ademi
  • Ademi

Publicado em 7 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Estamos oficialmente comemorando, em nível global, a Semana do Meio Ambiente e, portanto, não poderíamos discutir neste espaço outro assunto, senão sustentabilidade e responsabilidade ambiental. A Ademi, referência como incentivadora do tema, também celebra a data com um evento de grande abrangência e relevância para o trade. 

Não há dúvidas de que todos os setores econômicos - desde o setor produtivo primário até a indústria criativa - são unânimes em defender a produção de bens e prestação de serviços eficientes, com o menor impacto ambiental e melhor otimização dos recursos naturais.

Na construção civil o momento não é discordante. Na última década, o setor acadêmico, os programas de pesquisa, as indústrias de base, as empreiteiras e as imobiliárias têm aliado saberes e estratégias para trazer o cuidado com o meio ambiente para o cerne dos processos produtivos, desenvolvendo e implantando inovações em todas as esferas do processo.  Apontada pelo Conselho Internacional da Construção como um dos setores de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, a indústria da construção tem o dever de pautar o desenvolvimento sustentável e transformar a realidade na forma de viver das populações. Para além do concernimento das corporações, o próprio comportamento do consumidor, cada vez mais consciente e seletivo em relação as causas em que acredita, nos bens e serviços que consome e no life style que adota, tem moldado e pautado esse movimento. É justamente por isso que a Ademi, reforçando o seu caráter precursor, promove nesta semana a 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade, evento que visa discutir boas práticas na indústria de construção, a partir de quatro categorias: Startups, Case Inovação, Pesquisa Acadêmica e Palestras.

Reunindo especialistas, professores e novos profissionais da área que vêm se destacando com soluções efetivas para o setor, o Fórum será aberto com a palestra sobre “Inovação Ambiental”,  ministrada por Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis. Na categoria Pesquisa Acadêmica, o evento recebe as apresentações de estudantes que disputaram o Prêmio ADEMI-BA 2018. Ricardo Castro e Ricardo Freitas, alunos de Engenharia Civil do Cimatec, irão falar sobre concreto com pó de mármore, e Clara Galvão, estudante da UFBA, traz uma pesquisa sobre Integração entre BIM e Life Cycle.

Avançando para discussões sobre as construtechs, a startup paranaense TecVerde apresenta um case na palestra Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood. O engenheiro civil Vicente Pires Jr fala sobre o processo de automatização da empresa, que oferece redução de prazo, custo e mão de obra para a construção. Destaque também para o Case Inovação, que traz o engenheiro civil Raymundo Dórea, da Engpiso, para falar sobre Inovação Ambiental, IoT e Construtech. Nos últimos anos, a empresa investiu em práticas mais modernas e sustentáveis no controle de umidade, temperatura em ambientes e soluções para condomínios.

Com uma programação extensa, o Fórum traz diversas discussões e debates em que acreditamos, além de cases de empresas que já estão construindo o futuro de forma diferente. Reafirmamos, dessa forma, nossa crença em cidades mais sustentáveis e numa realidade em que os recursos naturais sejam utilizados de forma eficiente, transformando positivamente a forma de viver de todos.

*É presidente da Ademi-ba.