Seminário Humanize[se] terá oficinas sobre criatividade e tecnologia

Evento encerra programação de 2018 do Fórum Agenda Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 10:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A programação do Seminário Humanize[se], último evento do Fórum Agenda Bahia 2018, que acontece no dia 07 de novembro, terá cinco atividades entre oficinas e painéis que vão abordar temas como a criatividade na era digital, design thinking e o uso da tecnologia para promover ações de impacto social. As inscrições para o evento ocorrem até o dia 05 de novembro, no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese. As vagas são limitadas.

O mestre em Inteligência Artificial e diretor dos MBAs da FIAP, Eduardo Endo, vai ministrar a oficina ‘O Mundo Mudou. E Você?, onde vai trabalhar os novos modelos mentais que ajudam as pessoas a libertarem-se de antigos paradigmas, se preparando para a era digital. 

Com as mudanças acontecendo de forma exponencial, por conta do advento de novas tecnologias que trazem inúmeras possibilidades, é preciso reconfigurar o mindset (nossa maneira de pensar) mirando sempre a inovação. 

Outra oficina programada para a tarde – 'Criative[se]' - será comandada por Alessandra Terumi, consultora de design organizacional e inovação e mestre em MBI (Master in Business Innovation) pela NHTV University e Imagineering Academy, na Holanda. 

Alessandra vai mostrar algumas práticas para despertar e exercitar a criatividade no dia a dia, utilizando o Imagineering, o braço de design e desenvolvimento da Disney responsável pela criação e construção de parques temáticas em todo o mundo, mas que também tem aplicação no desenvolvimento de ideias em outras áreas.

A programação traz ainda o painel ‘Tecnologia, Impacto Social e Diversidade’, que reunirá Sil Bahia, da organização Olabi,  Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, professora da Faculdade de Educação da UFBA e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.  

As três trabalham para que a tecnologia seja uma ponte entre as pessoas, ampliando ideias que impactam comunidades, promovem inclusão e capacitam jovens, promovendo a diversidade no meio digital. No painel, elas vão contar como suas experiências têm ensinado e inspirado as pessoas a inovar.

A organização Olabi integra redes globais no mesmo modelo dos FabLabs e já atendeu mais de 20 mil pessoas em áreas como robótica, permacultura, Inteligência Artificial, fabricação digital e artesanato. O OxenTI Menina trabalha inserindo e inspirando jovens mulheres no universo da tecnologia e o projeto Crianças Hackers desmistifica a cultura digital, unindo pais e filhos no aprendizado sobre esse universo.

Psico-estética

O designer norte-americano Frank Tyneski, que fará a conferência de abertura do seminário, na parte da manhã, à tarde comandará a oficina ‘Psico-Estética: A Arte Prática do Design Thinking’, onde vai apresentar mapas de psico-estética que diagramam consumidores, marcas e ofertas, com as necessidades, desejos e aspirações das pessoas.  

A programação matutina ainda reserva ao público do seminário a palestra ‘Pensamento Exponencial: Uma Visão Humana’, com o embaixador da Singularity University e um dos fundadores da Affero Lab, Conrado Schlochauer. 

Em sua apresentação, Schlochauer vai explicar como o pensamento exponencial - que substitui o mundo local e linear por um novo momento global e abundante – pode ajudar as pessoas a romperem o medo da tecnologia para se prepararem para o futuro. 

Junto com Frank Tyneski e com Sil Bahia, diretora do Olabi MakerSpace, Schlochauer também irá participar do debate ‘Humanize-se: Como Homem e Máquina Podem Andar Juntos Nessa Nova Era Tecnológica?’, moderado pela jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews.

Acelere[se]

Ainda no encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018, os representantes das oito startups baianas - seis de Salvador, uma de Lauro de Freitas e uma de Feira de Santana - selecionadas para participar do Desafio de Inovação Acelere[se], farão um pitch (apresentação-relâmpago) para potenciais investidores. Cada startup vai mostrar o quanto evoluiu ao longo das 12 semanas do programa de mentorias e capacitações especializadas oferecido pelo CORREIO e pela aceleradora Rede+ para estimular o crescimento exponencial das participantes e incentivar o ecossistema de inovação baiano.

O programa começou no dia 3 de agosto e ainda no dia 8 daquele mês, os representantes das startups realizaram um pitch inicial, no seminário Sustentabilidade do Agora, o primeiro da programação deste ano do Agenda Bahia. Na época, cada empresário apresentou o seu negócio para os mentores e capacitadores do programa, que fizeram as primeiras considerações sobre cada empresa e apontaram os caminhos que elas deviam seguir para crescer. 

CONHEÇA AS 8 PARTICIPANTES DO ACELERE[SE]

A partir dali e ao longo das 12 semanas do programa, os oito empresários passaram a ter uma rotina semanal de capacitações e mentorias coletivas e individuais para desenvolver estratégias de crescimento. A última mentoria está agendada para o dia 01 de novembro, quando as startups vão se preparar para o pitch do dia 07.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Consulado Americano, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da Vinci Airports.

Programação do Seminário Humanize[se]:

Manhã 8h - Credenciamento 9h - Cerimônia de Abertura 9h30 - Palestra Design Para a Era Experimental, com Frank Tyneski 10h - Talkshow do palestrante Frank Tyneski  10h20 - Palestra Pensamento  Exponencial: Uma Visão Humana, com Conrado Schlochauer 10h50 - Talkshow do palestrante Conrado Schlochauer  11h10 - Painel Humanize[se]: Como homem e máquina  podem andar juntos nessa nova era tecnológica?  Frank Tyneski, Conrado Schlochauer e Sil Bahia debatem a questão moderados por Flávia Oliveira 

Tarde 14h às 15h30 - Oficina Psico-Estética:  A Arte Prática do Design Thinking, com Frank Tyneski 14h às 15h30 - Oficina O Mundo mudou. E você?, com  Eduardo Endo, diretor dos MBAs da FIAP 16h às 17h30 - Oficina Criative [se], com Alessandra Terumi  16h às 17h30 - Desafio de Inovação Acelere[se]. As oito startups participantes do programa de mentorias farão um pitch para investidores em potencial 16h às 17h30 - Painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, com Sil Bahia, diretora de projetos do Olabi  Markerspace, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

*Programação sujeita a alterações.

Serviço: O quê - Seminário Humanize-se / Evento de encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018 Quando -  07/11, 8h às 17h30 Onde -  Quality Hotel & Suítes São Salvador (Rua Dr. José Peroba, 244 – Stiep) Quanto - Entrada gratuita Os formulários de inscriçãopodem ser acessados no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese.

*Vagas Limitadas.