Senador pavimenta candidatura de Adolfo Menezes para presidência da Assembleia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Conduzidas silenciosamente, as costuras feitas pelo senador Otto Alencar (PSD) foram determinantes para pavimentar a estrada do deputado estadual Adolfo Menezes rumo à presidência da Assembleia Legislativa na eleição marcada para início de fevereiro. O primeiro movimento de Otto foi garantir o voto dos 17 parlamentares oposicionistas, cujo apoio foi anunciado anteontem. Antes, Otto e Menezes asseguraram o aval do ex-prefeito ACM Neto, principal líder da oposição. Recentemente, ambos procuraram Neto para abrir diálogo entre o PSD e DEM e o convenceram a articular a adesão da bancada a Menezes, retirando o grande oxigênio do deputado estadual Niltinho (PP), até então apoiado diretamente pelo atual presidente da Casa, Nelson Leal (PP).

Lá e cá Pesou também na decisão de Neto de unificar a oposição em torno de Menezes o apoio do PSD ao senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), favoritíssimo no páreo pela presidência do  Congresso e prioridade para o comando do Democratas.

Efeito cascata Outra manobra encampada por Otto Alencar e tocada por A Adolfo Menezes, a antecipação do apoio de três deputados da bancada da minoria - Laerte de Vando (PSC), Paulo Câmara (PSDB) e David Rios (PSDB) -  foram cruciais para quebrar a espinha dorsal da candidatura do PP. “Quando esses três anunciaram apoio prévio (a Menezes), veio o efeito manada. Os aliados de Niltinho na oposição mudaram de posicionamento e fecharam com o bloco”, disse à Satélite um influente  integrante da bancada. Para completar a pá de cal, o senador Jaques Wagner (PT) conseguiu reverter a aliança dos deputados do PCdoB ao pepista.

Estouro de boiada A derrota do PP na disputa provocou uma crise grave no partido. À Satélite, caciques da legenda afirmam que há em curso um processo de debandada de deputados insatisfeitos com a condução do presidente da sigla na Bahia, o vice-governador João Leão. Da Câmara, a lista de eventuais dissidentes inclui Mario Negromonte Júnior e Ronaldo Carletto. Da Assembleia, Dal, Jurandy Oliveira e o próprio Niltinho. Entre eles, a avaliação é que Leão trabalhou só para si, ao garantir sua ida para a Casa Civil e de Nelson Leal para seu lugar na secretaria de Desnvolvimento Econômico.

Pontos no mapa Depois de visitar Eunápolis e Teixeira de Freitas, ACM Neto embarca para Luis Eduardo Magalhães, no Oeste, como parte do périplo por cidades administradas pelo DEM com horizonte na sucessão estadual de 2022. Nas próximas semanas, também estão programadas idas a Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Catu. O formato será o mesmo das primeiras cidades, dividido em coletiva à imprensa local por uma hora e quatro horas de bate-papo e palestra sobre gestão com prefeitos e secretários.

Dupla ação A série de entrevistas  permite a Neto visibilidade constante na mídia do interior. Já os encontros amplia seu contato com lideranças políticas. Ambos são considerados pelo democrata parte fundamental da tática para a próxima eleição.

Falha Nossa Por erro de apuração, a coluna noticiou ontem que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia particpado da reunião de terça-feira com o governador Rui Costa (PT). Na verdade, Maia não conseguiu embarcar a tempo, e o encontro ocorreu apenas com o candidato dele para a presidência da Casa, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP)."Curiosamente, este governo, que é um Frankstein neoliberal e fascista, criticou a Argentina pela política econômica" - Lidice da Mata, deputada federal do PSB, ao criticar o governo Bolsonaro pela saída  da Ford, Sony e Mercedes-Benz