Senador Randolfo Rodrigues protocola pedido de abertura de CPI do MEC

Criação ainda depende do presidente da Casa; veja quem assinou pedido

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2022 às 13:09

. Crédito: Reprodução

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta terça-feira (28) o requerimento para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). Para a CPI começar, é preciso que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leia o documento em plenário.

A criação da comissão foi discutida depois que o ex-ministro Milton Ribeiro foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga irregularidades no uso das verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando ele estava à frente da pasta. Ribeiro foi solto, mas segue sendo investigado.

O regimento do Senado prevê que para pedir abertura de uma CPI, é preciso ter um requerimento assinado por pelo menos 27 senadores - ou seja, um terço da Casa. O documento deve indicar também o fato a ser investigado, número de integrantes, prazo de duração e limite de despesas.

Veja os senadores que assinaram o pedido:Randolfe Rodrigues Paulo Paim Humberto Costa Fabiano Contarato Jorge Kajuru Zenaide Maia Paulo Rocha Omar Aziz Rogério Carvalho Reguffe Leila Barros Jean Paul Prates Jaques Wagner Eliziane Gama Mara Gabrilli Nilda Gondim Veneziano Vital do Rego José Serra Eduardo Braga Tasso Jereissati Cid Gomes Alessandro Vieira Dario Berger Simone Tebet Soraya Thronicke Rafael Tenório Izalci Lucas Giordano Marcelo Castro Confúcio Moura