Assine

'Sensação de estar em acampamento de guerra', diz prefeito ao anunciar novos leitos


 

Prefeitura vai ampliar leitos para adultos e crianças na cidade

  • Da Redação

Publicado em 27/01/2022 às 10:24:34
Atualizado em 22/04/2023 às 20:23:08
. Crédito: Maysa Polcri/CORREIO

Quatro novas medias para conter o avanço do coronavírus e ampliar o sistema de saúde foram anunciadas pelo prefeito Bruno Reis. Entre as providências, está a abertura de mais leitos exclusivos adultos e pediátricos para covid-19, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (27), em Salvador. As unidades serão disponibilizadas no Hospital Santa Izabel e no Martagão Gesteira. No anuncio, o gestor municipal chegou a comparar a cidade com um "canário de guerra", devido aos equipamentos de saúde espalhados pela capital.

"Nós contratamos com o Hospital Santa Izabel, da rede filantrópica, mais 28 novos leitos, 14 de UTI e 14 de enfermaria, que já começam a ficar disponíveis a partir de hoje", explicou o prefeito Bruno Reis. O gestor também ressaltou que muitos recursos estão sendo utilizados para atender a população da capital desde o início da pandemia: "Estamos precisando investir muito para vencer essa guerra contra a covid e não paramos nenhuma ação e obra que estavam dando certo".

Já para as crianças, a rede de atendimento será ampliada em 50%. "Também no dia de ontem contratamos mais 10 novos leitos de UTI pediátrica, com o Martagão Gesteira, nós estamos ampliando em 50% a nossa oferta de leitos pediátricos. Estamos trabalhando entre 90 e 95% de ocupação e isso nos dará uma folga. O Martagão já está se mobilizando", detalhou o prefeito.

No Complexo dos Barris, uma estrutura como uma tenda voltará a ser instalada para atender casos mais complexos na próxima quarta-feira (2). Serão 10 leitos semi-intensivos, com suporte ventilatório. "Você vê ali a UPA, o gripário e agora a tenda. A sensação é de estar em um acampamento de guerra, e é verdade", desabafou o prefeito, em entrevista coletiva.

Bruno Reis ainda aproveitou a oportunidade para cobrar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação dos autotestes para a covid-19. Segundo o prefeito, se as pessoas puderem fazer o teste em casa, a sobrecarga do sistema de saúde vai diminuir.

"É muito importante que Anvisa aprove. Nós já temos o teste, já podemos distribuir. Vamos reduzir imensamente as filas de testagem e a procura por nossas unidade de urgência e emergência", acrescenta. A prefeitura realiza testagem gratuita em 38 unidades de saúde espalhadas na capital (confira aqui). 

Novos profissionais A nova onda das síndromes respiratórias também atingiu os profissionais da saúde e muitos estão afastados. Por isso, a prefeitura vai contratar 343 profissionais.

A seleção, do tipo Reda, vai contratar 125 técnicos de enfermagem, 107 auxiliares de serviços gerais e 111 auxiliares administrativos. Eles vão atuar em unidades de testagem e nos pontos de vacinação.

Requalificação da região do Farol de Itapuã

As falas do prefeito foram dadas durante a entrega da terceira etapa da obra de requalificação do Farol de Itapuã, na rua da Literatura. A região vai passar a contar com seis quiosques, que foram entregues aos comerciantes locais. 

De acordo com Bruno Reis, as reformas vão melhorar a infraestrutura da praia de Itapuã para os moradores, além de tornar a área mais visada pelos turistas que visitam a capital baiana. 

Na obra, foram realizados serviços de contenção marítima, implantação de rampas e escadas de acesso à praia e iluminação em LED. Além da requalificação da Colônia de Pescadores.