Serial killer procurado há mais de 40 anos é preso nos EUA

mundo
25.04.2018, 19:48:00
Atualizado: 25.04.2018, 19:51:03
Suspeito foi preso anos após crimes

Serial killer procurado há mais de 40 anos é preso nos EUA

Ele teria cometido 12 assassinatos e 45 estupros entre 1976 e 1986

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Um caso de décadas de busca parece ter chegado ao fim nos EUA, com a prisão de um homem que teria cometido 12 assassinatos e 45 estupros entre 1976 e 1986. Autoridade de Sacramento informaram nesta quarta (25) sobre a detenção de Joseph James DeAngelo, 72 anos. O serial killer agiu em várias partes da Califórnia. "A magnitude deste caso exigia que ele fosse resolvido", comentou a procuradora de Sacramento Anne Marie Schubert.

As autoridades afirmaram que testes de DNA ajudaram na identificação de DeAngelo como o "Golden State killer" (assassino do Estado dourado, em referência à Califórnia). O FBI diz que o assassino entrava nas casas à noite, amarrava as vítimas mulheres e muitas vezes as estuprava.  Depois de estuprar e assassinar, o criminoso costumava roubar dinheiro, joias e documentos.

"Podemos dizer que nos últimos dois dias, quando várias pistas apontavam para este indivíduo, começamos a vigiá-lo, pudemos conseguir alguns testes de DNA e pudemos confirmar o que todos já sabíamos, que tínhamos (encontrado) o homem", explicou o xerife de Sacramento, Scott Jones.

A foto atual do acusado, um homem branco, de cabelos grisalhos, foi divulgada pela polícia. DeAngelo foi policial entre 1973 e 1979. Nos últimos três anos, atuou em Auburn, perto de Sacramento, mas acabou sendo demitido por furto. Para a polícia, é possível que ele tenha cometido vários crimes no período em que era policial.

Há dois anos, havia uma recompensa de R$ 50 mil para informações que ajudassem a prender o serial killer. A faixa etária das vítimas era de 13 a 41 anos. Com mais de testes de DNA que serão feitos agora, o número de vítimas pode inclusive aumentar.

O caso inspirou o livro "I'll Be Gone in the Dark" ("Desaparecerei na Escuridão", em tradução livre), publicado este ano nos EUA, escrito por Michelle McNamara. Segundo a polícia, o livro ajudou para a chegada de novas pistas. O ator Patton Oswalt, marido de McNmara, celebrou a notícia.  "Acho que você o pegou, Michelle". A escritora morreu há 2 anos e foi o marido quem publicou o livro, no qual ela trabalhou nos seus últimos anos.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cremeb-suspende-medico-que-prometeu-soro-da-imunidade-para-covid-19/
Aldo Grisi fez propaganda de suposta medicação para prevenir o novo coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pela-1a-vez-papa-faz-rito-sozinho-e-da-indulgencia-plenaria/
Gesto inédito, por causa da pandemia do novo coronavírus, permite que mais de 1,3 bilhão de católicos tenham o perdão de seus pecados
Ler Mais