Serial killer procurado há mais de 40 anos é preso nos EUA

Ele teria cometido 12 assassinatos e 45 estupros entre 1976 e 1986

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2018 às 19:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um caso de décadas de busca parece ter chegado ao fim nos EUA, com a prisão de um homem que teria cometido 12 assassinatos e 45 estupros entre 1976 e 1986. Autoridade de Sacramento informaram nesta quarta (25) sobre a detenção de Joseph James DeAngelo, 72 anos. O serial killer agiu em várias partes da Califórnia. "A magnitude deste caso exigia que ele fosse resolvido", comentou a procuradora de Sacramento Anne Marie Schubert.

As autoridades afirmaram que testes de DNA ajudaram na identificação de DeAngelo como o "Golden State killer" (assassino do Estado dourado, em referência à Califórnia). O FBI diz que o assassino entrava nas casas à noite, amarrava as vítimas mulheres e muitas vezes as estuprava.  Depois de estuprar e assassinar, o criminoso costumava roubar dinheiro, joias e documentos.

"Podemos dizer que nos últimos dois dias, quando várias pistas apontavam para este indivíduo, começamos a vigiá-lo, pudemos conseguir alguns testes de DNA e pudemos confirmar o que todos já sabíamos, que tínhamos (encontrado) o homem", explicou o xerife de Sacramento, Scott Jones.

A foto atual do acusado, um homem branco, de cabelos grisalhos, foi divulgada pela polícia. DeAngelo foi policial entre 1973 e 1979. Nos últimos três anos, atuou em Auburn, perto de Sacramento, mas acabou sendo demitido por furto. Para a polícia, é possível que ele tenha cometido vários crimes no período em que era policial.

Há dois anos, havia uma recompensa de R$ 50 mil para informações que ajudassem a prender o serial killer. A faixa etária das vítimas era de 13 a 41 anos. Com mais de testes de DNA que serão feitos agora, o número de vítimas pode inclusive aumentar.

O caso inspirou o livro "I'll Be Gone in the Dark" ("Desaparecerei na Escuridão", em tradução livre), publicado este ano nos EUA, escrito por Michelle McNamara. Segundo a polícia, o livro ajudou para a chegada de novas pistas. O ator Patton Oswalt, marido de McNmara, celebrou a notícia.  "Acho que você o pegou, Michelle". A escritora morreu há 2 anos e foi o marido quem publicou o livro, no qual ela trabalhou nos seus últimos anos.