Setor turístico cobra providências da prefeitura sobre sujeira na Barra

salvador
12.01.2012, 09:04:00
Atualizado: 12.01.2012, 09:07:53

Setor turístico cobra providências da prefeitura sobre sujeira na Barra

Ontem, a Limpurb realizou uma campanha nas praias do Porto e do Farol da Barra para conscientizar a população

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Luana Ribeiro e Alexandro Mota
luana.ribeiro@redebahia.com.br
alexandro.mota@redebahia.com.br

“Quem ama cuida!” A frase estava impressa no folheto distribuído pela Limpurb, durante campanha realizada na manhã de ontem nas praias do Porto e do Farol da Barra. A ação aconteceu um dia depois de a própria prefeitura dizer que não tem como cuidar melhor da praia da Barra, que na segunda-feira amanheceu imunda, inundada por uma imensa poça de água suja.


Funcionários da Limpurb distribuíram panfletos entre frequentadores

A Limpurb informa que a mobilização, parte da Operação Verão, foi feita devido ao aumento no fluxo de pessoas no Porto e no Farol. “A estratégia é conscientizar as pessoas para  guardar o lixo em um saquinho e depois descartar em uma das lixeiras distribuídas na praia. O balanço foi positivo: os 23 contenedores estavam cheios”, avalia Roberto Carlos Boaventura, gerente de operações da Limpurb. Uma equipe de 20 pessoas trabalhou na campanha. “Pra mim deveria ter uma multa para pessoas que deixam lixo na praia, porque só doendo no bolso...”, sugere Vera Lúcia Moura, 56.  Para o pescador Luiz Fernando da Silva, 39, que trabalha há 5 anos na área, o perigo maior está oculto no mar. “O que mais me assusta é o lixo dentro da água. Sempre que estou no mar fico impressionado com a quantidade”, diz. Outra testemunha de que o mar da Barra não está para peixe é o mergulhador Mário Bruno Souza, 34, dono da escola de mergulho Projeto Galeão. Segundo ele, os objetos mais encontrados na água são palitos de espetinho e latas.

Enquanto a Limpurb amava e cuidava na praia, a prefeitura enviou nota oficial sobre o cano de deságue da chuva que jorrou água escura na praia da Barra na segunda-feira. A natureza dos resíduos sólidos diluídos no local, diz a nota, “ indica a existência de forte material orgânico oriundo possivelmente de alguma rede de esgotamento sanitário a qual em colapso total ou parcial, decorrente de danos ou ligações clandestinas, deposita tais resíduos para a rede de captação pluvial contaminando-a”.  A Embasa  responde que “a rede coletora de esgotamento encontra-se em condições de funcionamento na região da Barra”, mas que vai investigar o problema junto com a Sucop.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais