Sexta linha de ônibus com ar-condicionado começa a rodar na quarta (14)

Ao todo, 250 novos veículos serão climatizados ainda em 2019

Publicado em 12 de agosto de 2019 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom

A sexta linha que vai ganhar ônibus novos com ar-condicionado começa a operar na quarta-feira (14): a Ribeira-Pituba. A linha passa pelo Largo da Madragoa, Boa Viagem, Largo de Roma, Mares, Calçada, Água de Meninos, Comércio, Saúde, Brotas, Parque Bela Vista, Cidade Jardim, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Itaigara, Pituba, Caminho das Arvores, Pernambués, Luis Anselmo, Cosme de Farias e Nazaré.

A nova frota só entraria em funcionamento a partir de setembro, mas o início foi antecipado. A  prefeitura diz que isso pode acontecer com outras linhas previstas para receber ônibus com ar esse ano. A partir de quarta, quando a sexta linha começar a rodar, serão R$1,7 milhão de passageiros transportados mensalmente em veículos novos e climatizados. 

Ao todo, 250 novos veículos serão climatizados ainda em 2019. Até 2022, a previsão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela prefeitura, Ministério Público e Consórcio Integra, fala em mil. 

Já estão em operação com novos ônibus com ar as linhas Sussuarana – Barra R1, Boca da Mata – Pituba, Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras).

As próximas linhas a contar com a novidade ainda este ano serão: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara. 

Novidades No teto, acima de cada assento, os passageiros terão acesso a saídas de ar, que podem ser reguladas conforme o gosto de cada um. As barras de apoio dos novos ônibus contam com correias suspensas para ajudar quem faz a viagem a pé a se segurar.

As novidades também incluem assento ampliado para deficientes e distribuição orgânica de lixeiras. As janelas dos ônibus são maiores comparando com a frota antiga, o que melhora a iluminação do ambiente.