Shopping e loja têm alvarás de funcionamento cassados pela prefeitura

Boulevard 161, no Itaigara, e Lojas Americanas, no mesmo local, estavam funcionando

Publicado em 24 de março de 2020 às 12:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou e cassou o alvará de funcionamento do Shopping Boulevard 161 e das Lojas Americanas, no Itaigara, na manhã desta terça-feira (24). Os estabelecimentos descumpriram o decreto municipal que obriava o fechamento de shoppings, centros comerciais e similares em Salvador desde o último sábado (21), pelo prazo de 15 dias.

Em nota, o shopping Boulevard 161 afirma ter cumprido a ordem de fechamento na data determinada, em 21 de março. No comunicado, o estabelecimento informou ter proibido o acesso do público as suas instalações no último sábado. Portanto, a direção do centro comercial alega que a loja externa que tenha se mantido aberta deve responder pela interdição e a cassação do alvará de funcionamento por parte da Prefeitura.

"Compreendendo que o momento é de cuidados especiais com a população e com todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboram com os serviços do Shopping, a Direção do Boulevard 161 ratifica o seu compromisso de cumprir com as determinações da Municipalidade e do Governo do Estado, mantendo suas instalações fechadas de modo a contribuir para a superação deste momento difícil que atinge toda a sociedade baiana", escreveu a diretoria do estabelecimento.

Segundo a prefeitura, a fiscalização continuará de forma ostensiva em todos os bairros da cidade para monitorar se os estabelecimentos estão seguindo a determinação municipal.“A Prefeitura não vai permitir que os estabelecimentos se comportem dessa forma, descumprindo a legislação do nosso município. É uma questão de saúde pública, responsabilidade e de segurança para nós cidadãos”, afirma o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara.  Durante a ação da força-tarefa de fiscalização, formada por equipes da Sedur,  Vigilância Sanitária (Visa) e Guarda Civil Municipal (GCM), 20 estabelecimentos já foram interditados, dois alvarás de funcionamento cassados e mais de mil vistorias foram realizadas na capital baiana. A operação está respaldada no decreto municipal de número 32.256/2020.