Sócios do Vitória abrem mão de AGE caso Conselho convoque eleições

Movimento 'Decide AGE' havia autoconvocado assembleia para o dia 6 de abril

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 14 de março de 2019 às 13:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Na última quarta-feira (13) foi dado mais um passo para a antecipação das eleições gerais no Vitória. O grupo de sócios do movimento chamado 'Decide AGE' mostrou-se disposto a abrir mão de convocar as eleições por conta própria e apoiar o pleito por meio do presidente do Conselho Deliberativo, Robinson Almeida.

"Queremos deixar bem claro que pouco importa a origem da convocação das eleições. O que importa é que ela aconteça. Se vai sair de uma AGE que nosso movimento tenha mobilizado ou se vai sair de uma AGE convocado pelo Conselho Deliberativo, tanto faz. Não temos nenhuma pretensão de sermos o 'pai da criança'", disse ao CORREIO o advogado Antônio Carlos Rodrigues, o Cacau, um dos líderes do 'Decide AGE'.

Explica-se: o movimento 'Decide AGE', que conta com a assinatura de mais de 800 sócios do clube, decidiu na última terça-feira (12) autoconvocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de associados para o próximo dia 6 de abril. O edital de convocação, inclusive, seria publicado na próxima segunda-feira (18).

Na pauta desta AGE convocada pelo movimento estaria a destituição de todos os órgãos do clube - inclusive a do presidente - e a antecipação das eleições gerais, previstas no estatuto do Vitória para setembro.

Esse pedido, requerido pelos mais de 800 sócios do movimento, havia sido negado pelo ex-presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Catharino, pelo presidente Ricardo David e pelo Conselho Fiscal. Os três se basearam em pareceres da CBF e do advogado Fredie Didier Jr.

A 'autoconvocação' - ou seja, a convocação por conta própria -, prevista no estatuto do Vitória, era a última alternativa para o 'Decide AGE'.

Porém, em reunião na última quarta-feira com o atual presidente do Conselho Deliberativo, o grupo sinalizou que abre mão da sua própria AGE caso Almeida convoque-a por meio do órgão legislativo do clube.

Desde a quinta-feira (7), após a derrota do Vitória por 3x1 para o Botafogo-PB no Barradão, veio à tona a movimentação de Almeida para convocar uma AGE que vai deliberar pela antecipação das eleições. Este movimento, diferentemente do buscado pelo 'Decide AGE', já conta com o apoio do presidente Ricardo David e do Conselho Fiscal.

Rodrigues confirmou a reunião com Almeida e a sinalização favorável: "Estive com Robinson e lhe disse que vamos continuar trabalhando pela antecipação das eleições por nossa conta. Porém, se tivermos uma AGE com o mesmo fim sendo convocada por ele, então consideraremos o nosso pleito atendido e cancelamos a nossa".

Cacau, no entanto, disse que não aceita vincular a antecipação das eleições gerais a outras pautas, como por exemplo a reforma do estatuto do clube - algo que vem sendo exigido por um grupo de conselheiros: "Nós aceitamos que a AGE tenha um item específico para discutir a antecipação das eleições. Discutir essa antecipação no meio de uma reforma mais ampla, como a do estatuto, não nos interessa".