Soteropolitanas: filme mostra importância da mulher na construção de Salvador

Curta será exibido gratuitamente nos espaços Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos

Publicado em 27 de julho de 2022 às 06:43

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Divulgação

Um retrato do olhar de mulheres negras sobre  Salvador. Essa é a principal abordagem do filme Soteropolitanas, um registro documental e poético de 25 minutos que apresenta, através de depoimentos, poemas, imagens e música, a importância da mulher na construção da cidade.

Realização da Lima Comunicação em uma coprodução da Papa Jaca Filmes e Têm Dendê Produções, Soteropolitanas é um filme baseado em um poema escrito pelas mãos de várias mulheres de Salvador, especialmente de mulheres pretas. O trabalho ganha a primeira exibição nesta quarta (27), às 18h, na Casa do benin, no Pelourinho.  

"Esse filme fala sobre a ideia dessa Salvador Mulher, que pariu tantos talentos e abriga tantos outros. Uma Salvador Mulher que atua e luta para a construção dessa sociedade igualitária e humanitária, sobretudo nesse mês, que é o Julho das Pretas", explica Keyti Souza, Produtora Executiva da obra. 

A produtora avalia que essas são temáticas importantes que atravessam as mulheres e reverenciam suas próprias ancestralidades: "fala sobre ser mulher nessa sociedade, ser uma mulher preta e a diversidade de existências dessas mulheres. Trata de como nós, mulheres, somos parte da criação e do desenvolvimento dessa de Salvador".

A produção é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e faz parte das comemorações pelo 25 de julho, evidenciando, nesta data, as potências das soteropolitanas.

"O filme conta com oito protagonistas com diferentes idades e trajetórias dentro dessa cidade e, em meio a representações diversas, faz um chamado para falar sobre o ontem e mostrar como essas mulheres chegaram em Salvador e como chegaram nesse atual momento da história. A partir dessas referências, um poema gera uma reflexão sobre o ponto de vista ao fazer uma saudação às mulheres ancestrais que dão força para as mulheres contemporâneas falarem das suas lutas", completa a diretora Vânia Lima.

"Salvador é a grande matriarca negra brasileira. Do ventre fértil da Roma Negra é gerada a negritude em toda a sua riqueza e diversidade cultural. Soteropolitanas é uma justa homenagem às várias mulheres negras de Salvador", define o Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chico Assis.

Soteropolitanas terá exibição nos Espaços Boca de Brasa e Casa do Benin, geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) apoiadores do projeto e ficará disponível nas redes sociais da FGM e do Grupo Têm Dendê.

Confira a programação:

- 27/07, 18h - Casa do Benin (Pelourinho) - 28/07, 19h - Espaço Boca de Brasa Cajazeiras - 29/07,  15h - Espaço Boca de Brasa Céu de Valéria - 29/07, 19h - Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360