STJ aprova novo TRF em Minas e mais 54 cargos de desembargador no país

brasil
11.09.2019, 13:38:00
Atualizado: 11.09.2019, 13:40:49

STJ aprova novo TRF em Minas e mais 54 cargos de desembargador no país

No TRF da Primeira Região, que inclui a Bahia, serão três novas vagas

O Superior Tribunal de Justiça (STF) aprovou nesta quarta-feira (11) a criação do sexto Tribunal Regional Federal (TRF) do país, em Belo Horizonte (MG). Nos próximos dias, o STJ vai enviar ao Congresso um anteprojeto de lei detalhando o novo TRF. Deputados e senadores precisam aprovar a proposta, que então segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O Brasil tem atualmente cinco TRFs, que representam a segunda instância da Justiça Federal e funcionam por regiões. Confira:

TRF da Primeira Região: AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MG, MT, PA, PI, RO, RR e TO;
TRF da Segunda Região: ES, RJ;
TRF da Terceira Região: MS, SP;
TRF da Quarta Região: PR, RS, SC;
TRF da Quinta Região: AL, CE, PB, PE, RN, SE.

Agora, com a nova proposta, Minas Gerais terá um tribunal próprio, o TRF-6. O estado representa atualmente cerca de 40% dos processos da Primeira Região.

O presidente do STJ, João Otávio de Noronha, afirmou que o novo TRF não vai representar gastos extras. A estrutura será aproveitada da atual e os servidores serão os já existentes na Justiça Federal mineira. Cargos vagos de juízes, com salários já previstos no orçamento, serão transformados em 18 cargos de desembargadores.

O orçamento anual de R$ 12 bilhões para a Justiça Federal de Minas, segundo os ministros, será mantido, mas passará a ser da Justiça Federal e do TRF-6.

Volume intenso
Para o presidente do STJ, a criação do novo TRF é necessária por conta do volume de processos. "Quando a Constituição de 1988 recriou a justiça federal, ela criou 5 TRFs. A demanda não era tão grande quanto hoje. O número de processos nos tribunais se avolumou. A situação chegou a ficar crítica em algumas regiões", afirma. Desmembrar TRF-1 foi a solução mais viável, afirmou.

Cargos novos
O STJ aprovou também novas vagas de desembargadores para todos os TRFs. Serão três na Primeira Região, 8 na Segunda, 4 na Terceira, 12 na Quarta e 9 na Quinta.

Em todos os casos serão convertidos cargos de juízes que estão vagos em funções de desembargador – o salário é um pouco maior.

Caso as vagas sejam aprovadas, caberá ao presidente Bolsonaro indicar os 54 desembargadores. A escolha é feita com uma lista tríplice aprovada pelo próprio tribunal - como o TRF-6 ainda não tem composição, essa lista no caso dele seria feita e aprovada pelo próprio STJ.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/chuva-intensa-atinge-salvador-nesta-quarta-feira-22-previsao-de-trovoada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saimos-por-questao-de-sobrevivencia-diz-ocupante-do-odorico-pm-serrou-grades/
Após saída de estudantes, viaturas fazem segurança do Odorico Tavares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pastora-e-cantora-gospel-agride-sogra-de-73-anos-na-frente-de-criancas-video/
Lucimara Pires se justificou dizendo que idosa bateu nela primeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diggo-de-deus-conheca-o-cantor-que-abandonou-o-futebol-para-viver-de-musica/
Artista é vocalista da Clap Bum, banda que encarta CD no CORREIO desta terça-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-conheco-o-homem-com-quem-dormia-diz-influencer-agredida-pelo-namorado/
Anne Sampaio usou a conta do Instagram para denunciar o agressor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/digital-influencer-usa-instagram-para-denunciar-namorado-por-agressoes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mesmo-com-prova-mantida-candidatos-temem-cancelamento-de-concurso-da-pm/
Professores propõem que os concurseiros não se deixem abater e continuem focados nas provas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/poliana-ex-esposa-de-victor-chaves-vive-reclusa-apos-separacao/