STJ aprova novo TRF em Minas e mais 54 cargos de desembargador no país

brasil
11.09.2019, 13:38:00
Atualizado: 11.09.2019, 13:40:49

STJ aprova novo TRF em Minas e mais 54 cargos de desembargador no país

No TRF da Primeira Região, que inclui a Bahia, serão três novas vagas

O Superior Tribunal de Justiça (STF) aprovou nesta quarta-feira (11) a criação do sexto Tribunal Regional Federal (TRF) do país, em Belo Horizonte (MG). Nos próximos dias, o STJ vai enviar ao Congresso um anteprojeto de lei detalhando o novo TRF. Deputados e senadores precisam aprovar a proposta, que então segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O Brasil tem atualmente cinco TRFs, que representam a segunda instância da Justiça Federal e funcionam por regiões. Confira:

TRF da Primeira Região: AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MG, MT, PA, PI, RO, RR e TO;
TRF da Segunda Região: ES, RJ;
TRF da Terceira Região: MS, SP;
TRF da Quarta Região: PR, RS, SC;
TRF da Quinta Região: AL, CE, PB, PE, RN, SE.

Agora, com a nova proposta, Minas Gerais terá um tribunal próprio, o TRF-6. O estado representa atualmente cerca de 40% dos processos da Primeira Região.

O presidente do STJ, João Otávio de Noronha, afirmou que o novo TRF não vai representar gastos extras. A estrutura será aproveitada da atual e os servidores serão os já existentes na Justiça Federal mineira. Cargos vagos de juízes, com salários já previstos no orçamento, serão transformados em 18 cargos de desembargadores.

O orçamento anual de R$ 12 bilhões para a Justiça Federal de Minas, segundo os ministros, será mantido, mas passará a ser da Justiça Federal e do TRF-6.

Volume intenso
Para o presidente do STJ, a criação do novo TRF é necessária por conta do volume de processos. "Quando a Constituição de 1988 recriou a justiça federal, ela criou 5 TRFs. A demanda não era tão grande quanto hoje. O número de processos nos tribunais se avolumou. A situação chegou a ficar crítica em algumas regiões", afirma. Desmembrar TRF-1 foi a solução mais viável, afirmou.

Cargos novos
O STJ aprovou também novas vagas de desembargadores para todos os TRFs. Serão três na Primeira Região, 8 na Segunda, 4 na Terceira, 12 na Quarta e 9 na Quinta.

Em todos os casos serão convertidos cargos de juízes que estão vagos em funções de desembargador – o salário é um pouco maior.

Caso as vagas sejam aprovadas, caberá ao presidente Bolsonaro indicar os 54 desembargadores. A escolha é feita com uma lista tríplice aprovada pelo próprio tribunal - como o TRF-6 ainda não tem composição, essa lista no caso dele seria feita e aprovada pelo próprio STJ.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oxumare-faz-ato-ecumenico-em-defesa-das-florestas-e-da-tolerancia-religiosa/
Celebração contou com a participação de representantes de cinco religiões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enganado-nigeriano-que-aparece-em-video-do-governo-bolsonaro-e-alvo-de-racismo/
'Fiquei mal, não consegui sair de casa', relata professor que vive em Salvador
Ler Mais