Sucesso na vida e na carreira: 'Programe sua mente para o bem'

Autora do livro O Dia que me Demiti, a especialista em PNL Mileine Vargas dá dicas de como a técnica pode potencializar suas habilidades profissionais

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 1 de abril de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Todas as nossas ações e comportamentos têm uma estrutura. É aí que a programação neurolinguística entra para entender e modificar essa estrutura a favor de resultados e comportamentos positivos. Mas, como isso pode ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades? Para a trainer em PNL, hipnóloga e empresária Mileine Vargas, tudo depende do grau de importância que  se dá às coisas e da definição de prioridades. 

“A forma mais inteligente  de atuação da programação neurolinguística  na produtividade das pessoas  é justamente entendendo o que é importante para elas”, defende. Autora do livro O Dia que me Demiti, a especialista  ministra, no dia 29 de junho, em Salvador,  o Worshop Liderança das Emoções. 

Em entrevista ao CORREIO, Mileine Vargas fez questão de pontuar algumas dicas e exercícios que ajudam a modelar o cérebro para esse comportamento mais positivo e focado em habilidades pessoais e profissionais. Confira a seguir.   

Em que consiste a PNL, qual a base científica do conceito e onde se aplica?

A programação neurolinguística hoje é uma ciência que estuda a estrutura de pensamento,  a experiência humana de acordo com aquilo que ela vê, ouve e sente.Se tomarmos como exemplo o medo de falar em público, quando a PNL identifica essa estrutura, ela dá a condição ao indivíduo de responder melhor às experiências que o limitam. Com isso,  ele consegue obter resultados melhores. Como a PNL pode melhorar  a produtividade no ambiente de trabalho e desenvolver talentos?

Tempo e produtividade estão diretamente relacionados com o que valorizamos, com o que acreditamos ser importante. Se acreditamos que  determinada tarefa é importante para o meu dia a dia, então eu vou lá e faço.  

Há algum tipo de exercício nesse sentido que você pode recomendar?

O primeiro deles é fazer uma lista das competências e das atividades que desempenha bem, e colocar cada vez mais o foco naquilo que se faz melhor. A segunda tarefa é pedir feedback para outras pessoas. Eu posso validar esse feedback, fazer um filtro, trabalhar em cima dele e identificar o que realmente é importante para mim. E a terceira atividade é estabelecer uma lista de objetivos e estudar onde, como e o que eu preciso fazer para alcançá-los.  Quando se se consegue identificar realmente quais os caminhos, o que vai depender de mim, o que vai depender do outro e quais são os recursos necessários - aí sim a gente começa a estabelecer um caminho de produtividade muito mais assertivo e com qualidade. O que é preciso desmistificar sobre a PNL? O que é mito e verdade sobre a programação neurolinguística? 

A PNL é uma ferramenta tão poderosa para a mudança de comportamentos e atitudes que, infelizmente, muita gente usou para dominar e manipular pessoas, principalmente lá nos anos 80.  É necessário entender que a programação neurolinguística atualmente vem sendo utilizada para o seu crescimento pessoal. A PNL é sim uma ferramenta que dá poder, mas tudo depende do que se faz com a técnica. 

Como a PNL pode ajudar o profissional a se livrar de comportamentos que o prejudicam? 

Todos os fatos e todas as situações da vida possuem os dois lados, o positivo e  o negativo. E por que  é importante a gente focar naquilo que é bom? Porque a gente atrai. Com isso, mais coisas boas acontecerão. Se, por exemplo, eu peço para você não pensar em uma laranja, a primeira fruta que vem na sua mente é a laranja porque colocou sua atenção e seu foco na laranja. Quando colocamos o foco e a atenção em coisas ruins, no negativismo, na reclamação e na queixa, a nossa energia vai canalizar para a reclamação e mais disso eu vou atrair para a minha vida.Se eu foco em bons relacionamentos, convivo com pessoas positivas,  que enxergam o lado bom  da vida, consequentemente essa realidade vai se tornar também a minha realidade e vai me trazer resultados ainda mais positivos. Cada vez mais as empresas têm exigido profissionais menos técnicos e mais emocionalmente inteligentes. De que maneira a PNL pode também ‘calibrar’  a inteligencia emocional dos trabalhadores?  

As empresas que vão para frente, que progridem e evoluem são aquelas que têm pessoas felizes no seu quadro de funcionários. São pessoas que contaminem positivamente. E aí vamos voltar ao ponto que falamos aqui antes: é enxergar a vida positivamente e ter o controle sobre as suas emoções.

WORKSHOP LIDERANÇA DAS EMOÇÕES

Quando  29 de junho, das 9h às 18h

Investimento R$ 300 (à vista) ou 2x de R$ 150 parceladas no cartão de crédito

Inscrições abertas  Os interessados podem buscar mais informações sobre o workshop e se inscrever pelo telefone (71) 98515-1722 - Daniel Lyrio